Centro de Produções Técnicas
Voltar

O texto no cotidiano empresarial

Cursos Cpt Caderno   ediumNa empresa, o meio eletrônico substitui o memorando ou comunicado interno. Assim sendo, a responsabilidade pelo que se escreve aumenta, tendo em conta o conteúdo e a interpretação dada pelo destinatário. A falta de clareza na comunicação poderá ocasionar um comprometimento da maquinaria, da produção e, até mesmo, da segurança de quem vai executar o serviço se as instruções não forem bem assimiladas.

O sucesso empresarial depende muito de um sistema de comunicação eficaz, quer internamente, quer externamente. Para tal, o redator, em vez de usar um código aberto, deve preferir o código fechado. O código aberto possibilita muitas interpretações, pois o emissor “acha” que o outro será capaz de “ler os seus pensamentos”; o fechado admite apenas um entendimento, é exato! Exemplo: Código aberto: "Anna, à tarde, entre em contato com aquela empresa."

Nesse caso, a secretária não saberá, precisamente, o que significa “tarde”. Poderá fazer a ligação ao final de seu expediente, às 18 h, e não encontrar mais ninguém na empresa; saberá ela de que empresa; saberá ela de que empresa se trata? Com quem deverá falar? Deverá dizer o que?

Código fechado: “Anna, telefone às 16 horas para a Editora Aprenda Fácil e fale com o Sr. Antônio, do departamento de marketing. Pergunte-lhe quando será o fechamento da edição da revista “Tecnologia e Treinamento”.

No código aberto, a secretária sabe, com precisão, a que hora deverá ligar, o que vai dizer e com quem deverá comunicar-se.

A linguagem usada nas relações comerciais deve primar pela objetividade e pela rapidez, por isso é preciso buscar clareza de pensamento, concatenação de ideias e vocabulário exato.

O redator empresarial precisa adaptar-se às mudanças exigidas por este momento que demanda objetividade e rapidez. É o momento de despertar para a importância da comunicação. Para isso, é preciso redobrar a leitura de um modo geral e ter sempre à mão, além de um bom dicionário, alguns livros específicos de redação empresarial que lançarão luz para que os meandros da comunicação tornem-se menos tortuosos e obscuros.

Deixe seu comentário