Tipologias de Clientes

CLIENTE IMPULSIVO – (apressadinho) – É apressado e costuma interromper quem está falando. Tem ações rápidas e por vezes bruscas e

CLIENTE IMPULSIVO – (apressadinho) – É apressado e costuma interromper quem está falando. Tem ações rápidas e por vezes bruscas e inesperadas.

DICAS: Rapidez, agilidade e objetividade. O cliente tem de notar segurança no seu modo de agir e falar. Você deve ter argumentos bons e conhecimento do assunto.

CLIENTE METICULOSO (exigente) – Não é passado. Ao contrário, é paciente, mas muito minucioso. Repara nos mínimos detalhes enquanto aguarda ser atendido. Analisa todas as propostas feitas a ele de todos os ângulos. É muito exigente.

DICAS: Paciência, calma e segurança. Demonstre alto grau de conhecimento e explique com detalhes todo o processamento pelo qual ele terá de passar, passo a passo.

DICAS: Procure decidir por ele, sem que ele perceba que a decisão não foi dele. Dê opções prontas, para que ele só tenha de escolher uma delas. É um cliente a quem se deve dar bastante atenção.

CLIENTE CONVENCIDO – Normalmente, são homens de negócios que gostam de demonstrar que conhecem “tudo”. Normalmente, também são ameaçadores e não aceitam estar errados em nada.

DICAS: Dê opções ao cliente, sem decidir por ele, mostrando as consequências de cada opção. Não o ajude a pensar qual delas seria a melhor para ele. Ele confiará em você, pois achará que você também concorda com a opinião dele, que “é sempre a melhor”.

CLIENTE DESCONFIADO – Não dá a menor atenção e faz com que você não saiba se ele está gostando ou entendendo. Ele ouve tudo sem muita reação. Tenta sempre que possível testar você e seus conhecimentos e ou informações, para analisar se o que você está falando é “besteira” ou não.

DICAS: Mostre que você “faz” bem a sua função, e que ele fez um grande negócio adquirindo um consórcio. Segurança nos argumentos e conhecimento é a alma do negócio. Normalmente, são clientes que têm algum receio quanto ao consórcio, por experiências anteriores.

CLIENTE MUITO SIMPÁTICO E CONSERVADOR – Conta estórias e é muito bom nisso. Por este motivo, leva muito tempo para dizer o que realmente quer, atrapalhando o andamento do seu serviço.

DICAS: Não desfaça do cliente. Atenda-o com objetividade, rapidez e educação. Dessa forma, ele entenderá que o seu tempo é “curto” para atender a todos os chamados/clientes.

CLIENTE NERVOSO – Normalmente, quando ele chega até você, já está nervoso. Ele necessita e muitas vezes fala sobre assuntos que não têm relação com problema que levou a procurar a empresa. Geralmente, é agressivo ao falar, utilizando xingamentos, etc.

DICAS: Deixe o cliente falar. O estado emocional do cliente está alterado. Assim, a melhor maneira de acalmá-lo é deixar que ele extravase as emoções, falando. Após o cliente ter “esgotado” o que necessitava falar, você poderá conversar sobre o real problema dele. Para esse tipo de cliente, é essencial que você mantenha a calma.

Emprego e Renda 13-03-2012 Dicas da Edição

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Comentários

LUCIANA

29-06-2017

OLÁ BOM DIA, TODAS AS DICAS SÃO MUITO VALIOSAS.GOSTEI MUITO.

Resposta do Emprego e Renda

29-06-2017

Olá Luciana, Que bom que você gostou das nossas dicas. Buscamos sempre facilitar a vida dos nosso amigos. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos

Romulo de Oliveira Reis

14-04-2017

Com certeza é muito ulti todas estas informações depois que li esclareci algumas dúvidas em relação à perfis de clientes. Gostei muito obrigado.

Resposta do Emprego e Renda

17-04-2017

Olá Rômulo, Que bom que você gostou do nosso artigo. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos