Os cuidados ao iniciar um novo negócio

Todo e qualquer novo negócio pressupõe a quantificação do volume de Capital que será necessário investir para desenvolver a atividade pretendida.

Todo e qualquer novo negócio pressupõe a quantificação do volume de Capital que será necessário investir para desenvolver a atividade pretendida.

Ao abordar a importância da administração financeira para o sucesso de uma empresa, seja qual for o seu tamanho ou tipo de atividade econômica a ser empreendida, a decisão de investir o capital é necessária para iniciar um novo empreendimento.

O volume de recursos financeiros a investir depende das características do negócio e, principalmente, da capacidade de investimento do empreendedor: Ou ele utiliza seus próprios recursos, ou vai buscá-los junto a terceiros – sócios, bancos, agências de fomento ou outras fontes eventuais.

Em paralelo, além de conhecer o montante de recursos financeiros necessários para o negócio, o empreendedor também deve saber quais são os riscos para a recuperação do capital investido, e analisar se o empreendimento é viável ou não, se o dinheiro que aplicar será recuperado, em quanto tempo e qual Taxa de Retorno.

Observando-se as estatísticas sobre as causas da mortalidade das pequenas empresas, chega-se à conclusão de que um percentual razoável de “mortes” se deve às deficiências ou falhas na administração dos recursos financeiros ocorridas tanto no momento em que é tomada a decisão de realizar investimento de capital exigido para o início da atividade, bem como na hora de dimensionar o montante da Capital de Giro, necessário para as operações do dia a dia.

O crescimento econômico das pequenas, médias e mesmo das grandes empresas está condicionado à existência de recursos disponíveis que possam financiar seus ativos e criar, dessa forma, condições de crescimento e liquidez às suas operações cotidianas. Nos períodos de liquidez escassa, isto é, de dinheiro “curto”, as empresas tornam-se vulneráveis em relação à sua capacidade de realizar novos investimentos de longo prazo e pagamentos de curto prazo. Assim, a eficácia da administração financeira da empresa é condição essencial para o sucesso.

Emprego e Renda 13-03-2012 Dicas da Edição

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.