Mercado de Trabalho

Renato Grinberg é especialista em desenvolvimento profissional, liderança e gestão de empresas. Além de outras grandes qualificações, completou o

Renato Grinberg é especialista em desenvolvimento profissional, liderança e gestão de empresas. Além de outras grandes qualificações, completou o curso Leadership Best Practices na Harvard Business School. Desenvolveu uma sólida carreira internacional, tendo trabalhado em grandes empresas como a Sony Pictures.

Nessa entrevista, Renato falará sobre o mercado de trabalho atual no Brasil. Ele dá dicas preciosas para uma boa inserção no mercado.

Como está o mercado de trabalho brasileiro esse ano?

Atualmente o mercado está à procura de profissionais voltado aos resultados e principalmente com espírito empreendedor. Apesar do mercado ainda estar abalado com a crise, o que se deve fazer é aproveitar as oportunidades que ela traz, afinal, são nos momentos mais difíceis que grandes profissionais se destacam.

Quais áreas apresentam maior crescimento? E quais áreas estão sob maior risco de demissões?

Desde o anúncio de que a Copa e as Olimpíadas seriam no Brasil, as áreas do Turismo e Engenharia Civil estão em alta, também a área de Engenharia Ambiental. Já em baixa estão as ciências exatas com matemática e física, além das ciências sociais e o jornalismo.


São muitas as oportunidades para os recém-formados?

As empresas têm sido bem mais abertas aos recém-formados e têm trabalhado fortemente com programas de trainees, a fim de formar profissionais e incentivá-los a fazer carreira na empresa.


O que tem sido crucial para as empresas na hora de contratar?

O entrevistador avalia o profissional por completo; tratando-se de habilidades técnicas, ele avalia: fluência em segundo idioma, formação, pós-graduação. Tudo que pode destacar o profissional dos demais. Pontos como liderança, empreendedorismo, criatividade e habilidade em resolver problemas também conseguem ser detectados na entrevista de empregos e podem ser decisivos.

 

Qual a sua dica para quem busca inserção no mercado?

A necessidade de preparar os estudantes para enfrentar o cada vez mais competitivo mundo corporativo começa no ensino fundamental e deveria continuar até a graduação da faculdade, mas isso nem sempre acontece. Algumas instituições de ensino superior acabam negligenciando a realidade do mundo corporativo e não preparando seus alunos para o mercado de trabalho. Para aqueles que querem se aprimorar antes de ingressar no mundo corporativo, seguem cinco dicas:

1. Participe de grupos de discussão online ou presenciais que tratem de temas ligados a carreira;

2. Aproveite todas as atividades extracurriculares que sua instituição oferece como “empresa júnior”, laboratórios e atendimento à comunidade, entre outras;

3. Atue como voluntário em instituições que trabalhem na sua área de estudo, essa ação além de trazer experiência incrementará o currículo;

4. Participe de palestras e feiras que abordem temas ligados à área que deseja atuar;

5. Converse com profissionais que já têm experiência, isso ajuda a entender melhor como se comportar no trabalho e como é sua rotina.

Victor Monteiro 22-08-2012 Entrevistas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.