Perspectivas para o próximo ano

Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, escritor e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de

Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, escritor e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes.

Nessa entrevista ele aborda as perspectivas futuras e aponta caminhos para que 2013 seja um ano melhor ainda. Leia e saiba o que mudar, o que melhorar e ao que se dedicar para que você termine 2012 com louvor e já inicie 2013 no caminho certo, tanto na vida pessoal como profissional. 

1- 2012 foi um ano complicado para alguns setores, mas de muito sucesso para outros. Independentemente de uma empresa ter tido sucesso ou não, o que os empresários devem fazer para terminarem bem o ano?

Um dos pontos importantes para terminar bem o ano, independentemente de uma empresa ter tido sucesso ou não, é fazer uma avaliação dos resultados, o que deu certo e o que não deu.

Verificar também como está o clima da empresa, as lideranças, a comunicação entre as pessoas, as equipes e os departamentos, para eventualmente já fazer intervenções ou pedir orientações.

É essencial preparar um planejamento, traçar metas e objetivos do próximo ano e saber que são estes planejamentos que guiarão nossas ações e decisões durante todo o ano e, a partir desta reflexão, podemos nos planejar com consciência e sabedoria.

Importante também para os empresários estarem abertos e terem adaptabilidade e flexibilidade para aceitar as mudanças que ocorrem no contexto e treinar uma mentalidade vencedora, aprendendo sempre com as dificuldades e melhorando as competências pessoais.

2- Muitas vezes persistimos em uma ideia que não está indo bem. Quando podemos saber o momento de mudar? Quais pontos de mudança são cruciais para nossa evolução nos âmbitos pessoal e profissional?

É verdade. Precisamos estar atentos às evidências que nos indicam se vale a pena continuar ou não em uma ideia. São os resultados que nos confirmam se estamos no caminho certo ou se não estamos indo na direção certa.

Estando atentos às evidências, podemos perceber as dificuldades, tomar consciências delas e se preparar para as mudanças necessárias e, assim, permitir uma melhora nos resultados.

Para poder fazer isso, precisamos ter estabelecido antes objetivos para poder colocar em foco o que queremos e tomar decisões mais adequadas e direcionadas para atingir o resultado e também para ter um parâmetro a seguir e poder verificar se estamos na direção certa.

Criar metas e objetivos ajuda a estabelecer prioridades que representam a nossa bússola, indicando a direção e permitindo estabelecer processos alinhados e focados com os resultados desejados.


3- Quem não teve um bom ano, o que deve fazer para se preparar para o próximo?

No meu recente livro, listei sete fases para concretizar objetivos e sonhos. Então as recomendo como um primeiro passo para se preparar para o ano que vem.

1- Ouvir sua voz interior – silenciar nossos diálogos internos, que mostram a autocrítica, para conseguir ouvir a voz interior e nossos desejos.

2- Reconhecer os sonhos e objetivos – descobrir o que quer e focar nessa conquista, sem subestimar ou superestimar os obstáculos do caminho.

3- Ter foco, atenção e concentração – não deixar que os desvios necessários no caminho o desviem de seu objetivo principal.

4- Exercitar a mente – visualizando seu objetivo para que fique fixado na mente, porém sempre se abrindo a novas maneiras de atingi-lo.

5- Visão em ação – saber avaliar tudo que precisa ser feito para se chegar ao objetivo proposto.

6- Comprometer-se com a mudança – utilizar o poder pessoal para realizar mudanças e transformações na vida.

7- Redecidir – sempre que necessário verificar a rota, corrigi-la e ajustar o percurso, alinhando novamente as ações com aquilo que se planejou.

4- E para quem teve sucesso em 2012, como se manter no topo no próximo ano? Como deve ser a preparação para começar bem 2013?

Acredito que as reflexões da questão anterior servem também para as pessoas que já conseguiram alcançar os objetivos e conquistar o sucesso.

Recomendo também fazer uma lista das conquistas e dos objetivos que ainda faltam realizar.

Isso ajuda a:

- ter uma visão de onde nos encontramos no momento presente em relação ao que queremos e a direcionar o foco;

- priorizar mais facilmente as tarefas e as atividades, pois posso me perguntar: isto serve realmente aos meus objetivos?

- ter uma visão de futuro para antecipar possíveis mudanças e imprevistos e criar alternativas de ação;

- ter uma organização do tempo mais adequada e produtiva;

- consolidar a autoestima e a autoconfiança, fortalecendo a personalidade, pois é mais fácil atingir um resultado se estipulado como meta, e a cada resultado alcançado, vivemos uma experiência de sucesso.


5- Por fim, o que você pode acrescentar como recomendação para que os empresários tenham sucesso daqui em diante?

Para ter sucesso e alcançar os objetivos é preciso agir com foco, atenção, autoconfiança e motivação.

Ter consciência do que se quer, conhecer os próprios pontos fortes e os pontos a serem melhorados, assumir a responsabilidade pelas próprias ações e ser flexível para lidar com as mudanças do mercado são as chaves para o sucesso e para construir um futuro vencedor. E sempre se perguntar:

- Onde me encontro atualmente? (analisar a situação de partida e a possível evolução)

- Onde quero chegar? (definição dos objetivos)

- Como chegar?

- Em quanto tempo?

- O que preciso fazer? (formulação das estratégias e plano de ação, execução e verificação do plano)

Victor Monteiro 07-11-2012 Entrevistas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.