Motivação nas empresas

O Portal Emprego e Renda realizou com o especialista Eduardo Ferraz, uma entrevista exclusiva sobre motivação nas empresas:

Eduardo Ferraz é consultor em Gestão de Pessoas há 21 anos e especialista em treinamentos usando como base a Neurociência comportamental. Acumula mais de 30.000 horas de experiência prática em empresas de vários segmentos. É pós-graduado em Direção de Empresas pelo ISAD PUC-PR e especializado em Coordenação e Dinâmica de Grupos pela SBDG. Autor do livro “Vencer é ser você”, da Editora Gente.

1- Qual a importância da motivação nas empresas?

Reter talentos tem sido um grande desafio para a maioria das companhias. Estudo recente da Hay Group revelou que 43% das empresas brasileiras estão muito preocupadas em criar estratégias para motivar e manter os melhores profissionais. Motivar a equipe é fundamental para manter um ambiente de trabalho mais produtivo e reter os melhores talentos. Afinal, um funcionário motivado e feliz com o trabalho além de produzir mais, não muda de emprego com facilidade.

2 - De que forma um chefe pode motivar seus funcionários?

Premie, reconheça e promova os melhores, independentemente do tempo de casa que possuam. Isso dará um "choque de gestão" e motivará os mais talentosos e determinados. Além disso, é fundamental que os líderes se conheçam, façam uma análise da cultura de sua organização e tenham uma proposta clara para oferecer a seus funcionários. A fórmula tem que ser absolutamente realista, tanto para quem já está dentro quanto para os novos funcionários. O mais importante nesta estratégia é oferecer o que a empresa realmente dispõe: e isso tem a ver com a estrutura, os valores e a cultura da organização. Nas pequenas empresas, o que mais conta são os valores do dono.

3 - Quais ferramentas motivacionais você sugere?

As empresas têm quatro moedas de troca ou fatores que motivam as pessoas, sendo elas:

1°- Dinheiro – Está relacionado ao salário, comissão, 13°, bônus e outros mecanismos de recompensa monetária;

2°- Segurança – Tem relação com a estabilidade do emprego, regras claras e um bom ambiente de trabalho.

3°- Aprendizado – É todo conhecimento que a empresa proporciona por meio de treinamentos formais e do aprendizado informal que se adquire durante o período de trabalho;

4°- Status – É como a empresa proporciona aprovação social ao indivíduo: elogios públicos, promoções e reconhecimento têm a ver com esta "moeda".

4- O ganho excedente por rendimento como ferramenta motivacional é válido em quais casos?

As motivações dependem das necessidades psicológicas das pessoas. No caso de funcionários que desejam ganhar mais dinheiro, esse ganho é válido. No caso de funcionários, que desejam mais aprendizado, mais segurança, mais qualidade de vida o fator dinheiro não será tão válido assim. Por isso é importante entender a equação de cada um.

 

5- Como podemos desenvolver no trabalho a arte de nos auto-motivar?

Trabalhar naquilo que se tem prazer genuíno é a melhor estratégia para a automotivação.

Victor Monteiro 04-12-2012 Entrevistas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.