Do que se transforma um líder?

Atualmente, o conceito de “líder” possui uma conotação diferente daquela que antigamente era utilizada. Um líder é aquele que possui a capacidade de administrar pessoas e sua equipe, com diferentes personalidades, gerenciando-as e mobilizando-as para objetivos comuns, ou seja, não é mais apenas uma figura que chefia, guia e está à frente na hierarquia.

Para aprofundarmos no assunto, o Portal Emprego e Renda convidou para uma entrevista o especialista em gestão de pessoas, Eduardo Carmello. Confiram:

1.Na sua opinião, o que é liderança?

Liderança é uma arte complexa, focada em servir e gerenciar diversos elementos dentro da organização para a conquista de um propósito maior. Exige muita competência para lidar e se relacionar com as necessidades das diferentes partes interessadas, como clientes, acionistas e funcionários. A liderança moderna tem um senso profundo de objetivo e propósito, atuando para fazer a diferença na vida dos clientes, gerar oportunidades de crescimento e significado para os empregados, assim como trazer retornos de longo prazo para os acionistas.

2.Quais os requisitos de um líder?

Um líder é, ao mesmo tempo, um tradutor da estratégia organizacional, um promotor dos valores da marca e um coaching na capacitação e desenvolvimento de seus talentos. Ajuda a construir sistemas de gestão e governança corporativa muito bem desenhados, que funcionem bem e que ajudem seus empregados a realizarem o trabalho de forma eficaz, obtendo orgulho disso. Um líder moderno é capaz de engajar seus funcionários através da integração dos seus valores pessoais com os valores da organização. É um prestador de serviços altamente especializado quando o assunto é gestão do conhecimento. Sabe criar, transmitir e incorporar os conhecimentos relevantes e necessários para a organização atuar em alta performance. Complementando esses requisitos, líderes são essenciais para a construção de organizações duradouras, focadas em produzir valor a longo prazo. Não é um líder que está interessado em comprar uma casa antiga, reformar e vender dois anos depois, e sim alguém que quer construir um lar.

3.Um líder pode ser formado?

Há muitos profissionais que são líderes natos e mesmo assim podem melhorar sua atuação com uma boa formação. Mesmo sem ter um talento nato para a liderança, a maioria pode sim aprender os princípios, competências e valores necessários para exercer esse importante papel.

4.Quais os principais papéis do líder nas organizações atuais?

Observamos líderes em ambientes de alta performance e constatamos que para garantir a aplicação e a performance de suas estratégias, eles se organizam em 3 áreas de atuação: traduzir o caminho estratégico, incorporar Valores e capacitar talentos. A partir destas 3 áreas, sintetizamos as 10 práticas de gestão fundamentais para o gerenciamento exemplar do líder. Essas 10 foram práticas foram destacadas por dois relevantes critérios: as principais necessidades da equipe para a realização dos objetivos da organização e a eficácia de atuação do mesmo em relação os principais objetivos e problemas de performance.

As 10 práticas de gestão mais impactantes para um líder de alta performance são:

1 - Defino a promessa estratégica (objetivo, indicador, meta, prazo, orçamento);

2 - Comunicar, esclarecer e engajar a equipe para a conhecer o norte e realizar os objetivos estratégicos;

3 - Definir valores, expectativas de performance, regras, critérios e procedimentos específicos;

4 - Eliminar ambiguidades de decisão e/ou prioridade;

5 - Envolver-se e demonstrar maior engajamento em seu papel de líder e representante da empresa, administrando conflitos e criando coerência estratégica;

6 - Conseguir promover o senso de equipe, gerenciando o desenvolvimento da mesma de forma singular e justa;

7 - Quando a equipe está sobrecarregada, transmitir compreensão, apoio, confirmação e reconhecimento;

8 - Proporcionar instrução, feedback e apoio para melhorar o desempenho de novos procedimentos e tarefas;

9 - Construir espaços de conversação e compartilhamento de info/conhecimento para propor idéias, melhoria e resolução de problemas;

10 - Verificar constantemente o curso de ação dos processos e atividades estratégicas.

5.Qual sua dica para o empreendedor que quer se tornar um líder melhor?

- Defina claramente quais as principais necessidades das principais partes envolvidas: clientes, empregados, acionistas;

- Compreenda que essa posição não é somente para obter poder, prestígio e privilégios. Pelo contrário, é uma árdua posição, focada em prestar serviços, orientar e coordenar todos os recursos disponíveis para se alcançar objetivos e propósitos mais nobres, para cumprir com excelência o que prometeu às partes interessadas.

- Líderes começam a promover crescimento através da firme convicção de que são sistemas bem desenhados e pessoas preparadas que fazem a empresa crescer.

- Líderes notáveis ajudam a articular novos valores, que formam uma nova visão, que extrapola o “status quo”, promovendo na empresa e nos empregados o pleno sentido de evolução.

- Saiba que o profissionais levam dos Líderes o que somos para eles, e não o que transmitimos para eles.

Saiba mais sobre o assunto no Curso "Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1”, produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, empresa parceira do nosso site.

 

Emprego e Renda 24-05-2013 Entrevistas

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