Empresário ajuda novos prédios a conseguir o selo verde

O desafio de contribuir com a sustentabilidade tem, cada vez mais, valor na construção civil A sustentabilidade é um conceito, cada vez mais,

O desafio de contribuir com a sustentabilidade tem, cada vez mais, valor na construção civil

A sustentabilidade é um conceito, cada vez mais, valorizado em vários setores do mercado, entre eles, o da construção civil. A demanda por negócios mais sustentáveis nessa área está tão significativa que o empresário João Marcello Gomes se especializou em ajudar as novas construções a se adequarem às exigências do selo verde, conquistando essa certificação.

Ele faz projetos para construções verdes, sendo seu principal desafio achar soluções para usar os recursos naturais sem desperdício nem riscos ao meio ambiente.

Segundo ele, a melhor maneira de explicar sustentabilidade é no próprio conceito da palavra. O empresário explica que, aplicando o conceito no dia-a-dia, é possível conciliarmos a questão do dinheiro com a de qualidade de vida e da preservação do meio ambiente.

João iniciou o negócio em 2008 com apenas R$ 500. Fez a aquisição de um laptop e montou um escritório em uma sala emprestada. A partir daí, o crescimento da empresa foi espantoso, já que, no ano de 2011, ela faturou R$ 8 milhões. De acordo com o empresário, aos poucos, foi possível perceber que as empresas se abriram e reconheceram os benefícios que a sustentabilidade traria para elas.

Entre várias outras funções, a empresa ensina, por exemplo, ações que diminuem os gastos com energia elétrica e água. João explica que é valido abrir mais as janelas para deixar a luz entrar, garantindo a iluminação sem que haja gastos excedentes com energia. Essas soluções são colocadas no software que mede o quanto elas vão impactar no consumo de energia dos edifícios.

O principal intuito da empresa é obter o chamado selo verde. Trata-se de uma certificação que valoriza a imagem dos empreendimentos. “O selo verde é importante no mercado de construção civil para dar um atestado aos edifícios que implementaram corretamente um sistema, que é conhecido nacionalmente e internacionalmente”, é o que afirma Jean Vieira, de projetos de certificação.

O custo de uma obra que leva em consideração os aspectos sustentáveis é de 0,5% a 7% mais caro que uma tradicional e seu valor de mercado é em média 20% maior. Dessa forma, o investimento mostra-se totalmente viável e compensador.

Além disso, o custo das operações caem até 12%. “A redução de custo operacional permeia o meio ambiente, preservando-o bem como permeia a qualidade de vida e conforto para as pessoas que estão utilizando aquele prédio”, revela Gomes.

Um dos seus clientes, cujo prédio é localizado na zona sul de São Paulo, foi o primeiro o qual seu empreendimento comercial obteve o selo verde Aqua, concedido pela Fundação Vanzolini. Essa instituição atua como certificadora de normas nacionais e internacionais para sistemas de gestão ambiental.

A construção, que foi considerada apta a receber o selo, é composta por três torres com quase 80 mil metros quadrados de escritórios.

Fonte: G1

Leia também:

Empresário, dono de imobiliária em BH, aposta na economia verde

Marketing ambiental, quando aplicá-lo em sua empresa?

Sua empresa avalia os impactos ambientais?

Victor Monteiro 04-09-2012 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.