Segundo o ditado, o cliente tem sempre a razão. No entanto, é difícil lidar com alguns clientes. Muitos são mal educados e destratam os atendentes, tirando-lhes a paciência. Isso mostra que é muito importante investir nessa área de atendimento, afinal, os donos de estabelecimentos sempre desejam que os clientes voltem a consumir na sua loja.
Antes de se precipitar, mandando embora seus profissionais, saiba que existem técnicas que ajudam a desarmar clientes insatisfeitos e contornar situações embaraçosas, de forma que você não o perca para a concorrência.
O CEO da Vendio, Mike Effle, dá 10 dicas para transformar uma situação de atendimento complicada em uma oportunidade de alavancar seu negócio. Veja!
Fale menos e escute o que o cliente tem a dizer - Effle diz que é muito importante saber escutar. De maneira nenhuma é interessante que o atendente discuta com o cliente, mas não quer dizer que deva aceitar tudo. O fato de escutar integralmente o cliente, significa que você se importa com os argumentos dele, o que favorece o acordo na situação.
Pratique a simpatia e sorria com frequência - Muitas vezes, um simples sorriso desarma a raiva de um cliente. Entretanto, não significa que o sorriso deve ser forçado. Ao você tentar compreendê-lo de forma sincera, é possível que a simpatia impere de maneira natural.
Nunca altere muito o seu tom de voz - Não seja grosso com o cliente, igualando-se ao tom de voz agressivo dele. É justamente sua calma e paciência que contribuirá para acalmar a situação e resolver os problemas com o cliente da melhor maneira possível.
Imagine que os outros clientes também estão te observando - Dessa forma, você irá saber que o seu comportamento estará sendo julgado por terceiros, sendo necessário passar uma imagem adequada perante eles.
Não caia em desânimo - Entenda que a maioria dos clientes são educados. Os clientes grosseiros são exceção e, em qualquer situação, estamos sujeitos a lidar com pessoas assim.
Não leve a ira do cliente para o lado pessoal - Antes de tomar atitudes mais enérgicas, lembre que agir grosseiramente com o cliente só irá agravar a situação, ao invés de atenuá-la.
Nunca perca o foco - A ira dos clientes normalmente não é com você, mas sim, com algum produto ou serviço. Siga seu foco em realizar um bom atendimento e não seja mais um problema para ele.
Lembre que os clientes são seres humanos - Todos nós temos dias muito ruins, repletos de problemas. Às vezes, é preciso entender isso e saber lidar da melhor forma possível com os clientes, considerando que eles não estão num dia bom.
Faça questão em dar retorno ao cliente - Se você passou por uma situação desagradável com o cliente, por ele ter algum problema, procure saber se ele conseguiu resolvê-lo. Eles irão valorizar a sua atenção, mesmo que não consigam, de fato, solucionar o problema.
Anote os próximos passos - Ao final do atendimento, deixe o cliente ciente dos próximos passos e não se esqueça de fazer o acompanhamento posterior disso. Não deixe de cumprir suas promessas.
Fonte: UOL
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