Conheça 10 cidades brasileiras ideais para abrir empresas de tecnologia

Cidades possuem focos em diferentes áreas. Os estados de MG e SP lideram o número de cidades na lista Abrir uma empresa no ramo tecnológico é o

Cidades possuem focos em diferentes áreas. Os estados de MG e SP lideram o número de cidades na lista

Abrir uma empresa no ramo tecnológico é o projeto e sonho de muitos jovens empreendedores. No entanto, existem lugares que não favorecem muito a criação de negócios que necessitam de tecnologia. Em contrapartida, outros locais despontam como campos interessantes para o desenvolvimento de práticas desse tipo.

Por meio de consultas com instituições e especialistas, foi levantada uma lista de dez cidades brasileiras, que apresentam aspectos relevantes para o suporte de negócios tecnológicos. Nelas, é possível encontrar oportunidades, incentivo e infraestrutura por abrigarem universidades, institutos de pesquisa, incubadoras de negócios e grandes empresas.

Belo Horizonte (MG)

BH conta com um escritório da Google. Na cidade, o investimento está e continuará sendo maciço. No campus da UFMG(Universidade Federal de Minas Gerais), funciona um parque tecnológico, que possui como foco as áreas de softwares e biotecnologia.

Campina Grande (PB)
Cidade que possui um parque tecnológico, três universidades públicas, além de uma incubadora de empresas. Lá, está o TecOut Center, um centro de internacionalização de tecnologia, criado em parceria com a China. As principais áreas da região são as de software, hardware e comunicação digital.

Florianópolis (SC)
A capital catarinense reúne mais de 600 empresas de tecnologia, além de quatro fundos de venture capital (capital de risco), duas incubadoras de negócios e um parque tecnológico. As principais áreas são: software, hardware e serviços de tecnologia.

Itajubá (MG)
A cidade do interior de MG conta com a ajuda da sua prefeitura, que concede benefícios fiscais para as empresas se instalarem. Abriga a UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá) e uma incubadora de empresa. Um parque tecnológico está em fase de implantação. As áreas que mais se destacam são as de eletroeletrônica, mecânica e informática.

Recife (PE)
A cidade tem o maior parque tecnológico do país, o Porto Digital, com uma incubadora de negócios e mais de 200 empresas instaladas. Atua nas áreas de softwares, games, multimídia e tecnologia ligada à comunicação.

Rio de Janeiro (RJ)
Conta com um parque tecnológico e duas grandes universidades com incubadoras: a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). Energia e combustíveis são as principais atividades.

São Carlos (SP)
Possui um parque tecnológico – o Science Park – com duas incubadoras de empresas, duas universidades: USP e UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e dois centros de pesquisa ligados à Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Os setores de destaque são: óptica, química fina e tecnologia para a agropecuária.

São José dos Campos (SP)
A cidade conta com um parque tecnológico, um campus da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e a Embraer. Destaca-se nas áreas de aeronáutica, energia e tecnologia para saúde e meio ambiente.

São Paulo (SP)
Maior cidade brasileira e principal destino dos escritórios empresariais. Conta com universidades e incubadoras de negócios, com destaque para USP (Universidade de São Paulo). Tem potencial de atuação em todas as áreas.

Santa Rita do Sapucaí (MG)
Conhecida como “Vale da Eletrônica”, o município de apenas 37,7 mil habitantes conta com duas incubadoras de empresas e o Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações). As áreas mais promissoras são de eletroeletrônicos e informática.

Fonte: UOL

Victor Monteiro 04-10-2012 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.