Jovens empreendedores mineiros chegam ao Vale do silício

Eles desenvolveram uma tecnologia que permite as empresas varejistas estudarem o comportamento dos seus clientes Recentemente o paulista Michel

Eles desenvolveram uma tecnologia que permite as empresas varejistas estudarem o comportamento dos seus clientes

Recentemente o paulista Michel Krieger criou o Instagram, aplicativo que permite inserir efeitos visuais em fotos e compartilhá-las na internet. Assim como ele que inventou uma ferramenta de sucesso, os empreendedores Cristiano Paranhos e Gustavo Lemos de Almeida, de 31 anos, e Victor Gollnick de 29 fundaram a IDXP, empresa do ramo de Tecnologia da Informação no Brasil.

Apesar da pouca idade, a responsabilidades dos três é grande. Eles levarão a empresa ao famoso Vale do Silício, polo industrial dos EUA situado na Califórnia, onde concentram-se as maiores iniciativas tecnológicas do mundo.

A tecnologia elaborada por eles em 2010, alcançou projeção mundial. Ela consiste no monitoramento anônimo dos hábitos de consumo de clientes do setor varejista. O rastreamento é feito por meio de etiquetas e sensores inteligentes acoplados em carrinhos e cestas de compras. Os dados são enviados por um sistema via rádio instalado nas lojas

“O nosso sistema funciona como o de um GPS e acompanha o cliente desde o momento em que ele pega um carrinho para fazer compras, monitorando o trajeto, o tempo médio parado em frente às gôndolas e os principais passos dentro da loja, até ele chegar ao caixa do supermercado”, explica Gustavo Lemos de Almeida, o CEO da IDXP.

A inovação proposta pela tecnologia permite, por exemplo, que os dados processados por um software sejam combinados, em tempo real, com técnicas de marketing comportamental. Dessa forma, é possível cruzar indicadores, analisar o modo como os consumidores fazem compras e a psicologia envolvida no processo. Esse é um dos diferenciais dos serviços prestados pela empresa, que teve seu projeto piloto firmado com uma rede de supermercados de Belo Horizonte (MG). “Vendemos mais que tecnologia. Prestamos um serviço de avaliação e consultoria estratégica de marketing baseada na tecnologia”, diz Gustavo.

Reconhecimento mundial

O novo software tem trazido frutos e reconhecimento aos empresários. Eles ganharam um prêmio em 2011, no qual superaram outras 100 ideias em oito estados e faturaram a conquista da etapa brasileira de IBM SmartCamp, realizada no Rio de Janeiro.

Depois, competiram com outros nove finalistas de diferentes partes do mundo, e novamente conquistaram o primeiro lugar por voto popular e segundo, pelo júri, na etapa mundial do evento, o IBM Global Entrepreneur of the Year, realizado em janeiro no Vale do Silício.


O empreendedorismo

O caminho até o Vale do Silício não foi nada fácil. Conseguiram esse efeito através de muito esforço, dedicação e com a certeza de que a tecnologia que eles desenvolveram seria, de fato, um diferencial para atender as exigências do mercado não só brasileiro, como estrangeiro.

Gustavo Almeida relembra que o início do empreendimento foi muito difícil, sendo que grande parte dos recursos que entraram foram aplicados em consultoria. “Investimos dinheiro até do nosso próprio bolso. Também conseguimos uma parceria com um grupo francês, membro ativo do nosso conselho, que faz um trabalho voltado para o varejo na França, no setor imobiliário. Isso foi importante para conhecer o mercado e firmar parcerias com empresas norte-americanas e japonesas, para o desenvolvimento de tecnologia”, conta o empresário.

Fonte: Exame.com

Victor Monteiro 17-10-2012 Notícias

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