Cinco dicas interessantes de uso do Instagram para as empresas

Mídia social pode ser explorada pelas empresas para conquistar clientes e promover seus produtos de forma barata. O Instagram surge como um fenômeno

Mídia social pode ser explorada pelas empresas para conquistar clientes e promover seus produtos de forma barata.

O Instagram surge como um fenômeno de uso. A mídia social, que consiste basicamente na postagem instantânea de fotos, tem sido vista por empresas de diversas magnitudes como um ótimo instrumento de marketing. Usando-a com inteligência e estratégia, os gestores podem fortalecer a marca da sua empresa e ainda promover a fidelidade com os clientes, de forma rápida.

Saiba cinco dicas de como sua empresa pode usar o Instagram nas organizações, de forma eficiente.

1. Faça uso de fotos originais para promover os produtos e serviços: Para divulgar e fortalecer a marca da sua empresa é preciso usar fotos criativas, instigantes, engraçadas. Evite mostrar muitas vezes a fotografia dos mesmos produtos, no máximo duas, caso contrário, você estará cansando o usuário. Nunca repita a mesma imagem, pois este é considerado um pecado mortal. Um exemplo de bom uso do Instagram é a rede Starbucks, que possui 858 mil seguidores, e oferecem a eles belos close-ups de seus Frappucinos, com imagens de baristas experimentando novos produtos.

2. Realize concursos e entretenha os usuários: Trata-se de uma maneira dinâmica, divertida e barata de interagir com seus clientes. A empresa Levi´s, por exemplo, pediu para que seus seguidores no Instagram mandassem fotos, usando sua roupa favorita da marca. Como resultado, mais de 3.500 imagens foram enviadas, promovendo uma divulgação maciça da marca.

Assim como a Levi´s, por meio de concursos como esses, você pode fazer com que os clientes mandem fotos, fazendo uso da sua marca e promovendo-a de uma maneira interessante.

3.Usem estratégias de Teaser para despertar a curiosidade: Ao clicar em uma imagem, o cliente pode ser premiado com um desconto especial. Esse tipo de surpresa é o teaser. Ele desperta a curiosidade nas pessoas e as fazem clicar em links, fotos, entre outros. A Topshop, empresa britânica que tem mais de 218 mil seguidores, utiliza-se do Twitter e do Facebook para atraírem os clientes até o Instagram, sob a premissa de que, lá, eles encontrarão uma surpresa. A estratégia tem tido um ótimo resultado. Para isso, não esqueça de usar as hashtags, como é feito no Twitter.

4. Exiba imagens dos bastidores da empresa: Dessa forma, você estimulará a curiosidade dos seus seguidores, com relação ao que ocorre dentro da empresa. Funcionários em momentos de descontração é um exemplo interessante de captar a simpatia do usuário pela empresa. A Zappos tem o costume de misturar fotos de produtos com imagens de desfiles ou brincadeiras entre seus colaboradores.

5. Valorize cada seguidor, de forma estratégica: Escolha, a cada dia, um diferente seguidor e faça uma menção a ele, como é comum no twitter. Esse agrado ao seguidor, estimula a divulgação boca a boca, pois os usuários gostam muito de verem seus nomes sendo mencionados nas redes sociais.

A Sharpie, por exemplo, menciona usuários que fazem desenhos criativos usando suas canetas. Com tal estratégia, já conseguiram atrair 39 mil seguidores no Instagram.

Fonte: PEGN/ Marisa Adán Gil

Victor Monteiro 08-11-2012 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.