Especialista fala sobre caminhos para o sucesso profissional

Capacidade para criar uma carreira sustentável é a chave para o sucesso, diz especialista

Para não ser apenas mais um no cada vez mais acirrado mundo corporativo, é preciso se superar. Isso muitas vezes inclui trabalhar além da jornada, reinventar-se, preocupar-se com o desenvolvimento da carreira.

De acordo com o especialista em desenvolvimento humano Alexandre Prates, isso vale especialmente para os jovens em início de carreira, mas também para profissionais já estabelecidos, líderes e empresários.

“Nos primeiros empregos, eu fazia de tudo para ficar após o horário do expediente, para aprender mais e mais funções que pudessem ser úteis para uma futura promoção. A partir daí, nunca mais tive horário fixo, e nunca me preocupei em trabalhar 60, 70 horas semanais”, afirma o autor do livro “A Reinvenção do Profissional” (editora Novo Século).

Segundo Prates, uma atitude que pode colaborar para o sucesso profissional é não se comportar como um empregado, vislumbrando apenas ganhar o meu salário e sobreviver. “Deve sempre haver um propósito maior, um foco no crescimento e na aceleração da carreira. Ninguém consegue resultados diferentes fazendo as mesmas coisas.”

O especialista diz ainda que a preocupação com carga horária, hora extra e estabilidade permanecerá em cargos pouco expressivos nas organizações.

“Posições estratégicas não dependem de estabilidade para prosperar, e sim de resultados. Quem se preocupar com o desenvolvimento da sua carreira, terá segurança e estabilidade, pois será requisitado frequentemente pelo mercado, independentemente da sua opção profissional”, explica Prates.

Enfim, o segredo da tão sonhada realização profissional não está na estabilidade que se conquista em um emprego, e sim na capacidade de criar uma carreira sustentável, desenvolvendo-se no ritmo que o mundo nos impulsiona.

Fonte: RZT Comunicação

Emprego e Renda 08-07-2013 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.