Boa conduta pode contar pontos na carreira

Segundo especialista, empresas priorizam profissionais com conhecimento técnico, boa apresentação e conduta adequada

Segundo especialista, empresas priorizam profissionais com conhecimento técnico, boa apresentação e conduta adequada

Competência, sólida formação acadêmica e bons resultados no trabalho são fundamentais para se destacar dentro da empresa. Mas os aspectos comportamentais ainda têm grande relevância na contratação de um profissional e até pode contar pontos extras na hora da promoção, segundo Lourdes Scalabrin, diretora de operações da Gi Group Brasil, filial da multinacional italiana e uma das líderes globais do segmento de recursos humanos.

"Um colaborador com conhecimentos técnicos ou especialização, boa apresentação pessoal e conduta adequada é desejo de qualquer empresa", afirma a executiva. Isso, porque o funcionário representa a imagem e a força motriz da empresa. Por isso, além do cuidado com visual, a habilidade de se comunicar e de se relacionar, para promover um ambiente saudável e produtivo de trabalho ainda são características muito apreciadas pelos gestores. Mas cada qualidade pode ter um peso maior ou menor conforme o cargo, departamento e a política da organização.

Como evitar gafes

Independentemente das atribuições ou área em que o colaborador atua, o segredo para não errar na etiqueta profissional é usar o bom senso e respeitar a política e a cultura da empresa. Para quem quer se destacar na empresa e diante dos superiores, a Gi Group faz as seguintes recomendações:

-Vista-se adequadamente. Use roupas e acessórios compatíveis com o cargo ocupado, área em que atua e a cultura da sua organização. Evite decotes profundos, saias muito curtas, peças justíssimas com cores muito vibrantes, assim como o excesso de acessórios. E no caso dos homens, evite visual extravagante e combinações inapropriadas como camisa de manga curta com gravata e meias brancas esportivas com calça social.

-Estabeleça relacionamento interpessoal saudável. Trate-os colegas de todos os níveis da empresa e os subordinados com educação e simpatia. E por mais descontraído que seja o ambiente de trabalho, evite brincadeiras que invadam a privacidade dos outros.

-Não confunda autoridade com autoritarismo. Lidere com exemplo.

-Evite falar excessivamente sem perceber e se auto-promover.

-Evite fofocas e fazer reclamações sobre a empresa, superiores e situação em geral, só contribuem para denegrir a sua imagem.

-Não utilize de forma abusiva os equipamentos da empresa, como a Internet e telefone, para interesses pessoais e entretenimento. Se acaso o profissional perder o foco em suas atividades por esses motivos, certamente terá seu desenvolvimento profissional prejudicado.

-Seja pontual nas reuniões e outros compromissos de trabalho.

-Não atenda telefonemas durante reuniões, treinamentos, almoços com clientes e eventos. Em caso de urgência, justifique-se, peça licença e se retire do local.

-Participar das festas e eventos de empresa também é imprescindível. Nestas ocasiões, tome cuidado para não abusar do álcool, exagerar nas brincadeiras e ser o último a sair.

Fonte: Lilás Comunicação

Paula Martins 12-11-2013 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.