Organizações acreditam que falta investimento do governo em gestão

Uma pesquisa inédita realizada pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), em junho de 2014, com 33 dos principais dirigentes das organizações filiadas, revela que 82% dos...

Levantamento realizado pela Fundação Nacional da Qualidade mostra que organizações não veem um alinhamento entre os esforços de gestão do setor público e privado

 

Uma pesquisa inédita realizada pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), em junho de 2014, com 33 dos principais dirigentes das organizações filiadas, revela que 82% dos entrevistados têm a percepção de que o governo não está investindo em gestão para criar um ambiente que resgate a produtividade e a competitividade das empresas e do País como um todo. O estudo contou com 20 organizações de grande porte, 10 de médio e 3 de pequeno, sendo 41% do primeiro setor, 37% do segundo setor e 22% do terceiro setor.

Dos entrevistados, 64% consideram a estrutura do sistema de gestão de suas empresas como gerenciada e otimizada, com indicadores consistentes, metas e planos baseados em dados; processos integrados e alinhados; além de contar com o engajamento de todos na melhoria contínua e no refinamento do processo. No entanto, 30% consideram sua empresa organizada e bem estruturada, contando apenas com os processos principais definidos, procedimentos padronizados e início do uso de indicadores. Por fim, 6% analisam a estrutura como informal, com ausência do conceito sistêmico de processo.

Quando questionados sobre o que mais dificulta a produtividade e a competitividade da sua organização, as principais queixas foram: elevada carga tributária, burocracia governamental e altos encargos trabalhistas. Além disso, a maioria dos respondentes (79%) acredita que não há um alinhamento entre os esforços de gestão do setor público e privado, vendo as iniciativas do setor privado como mais evidentes.

Do total dos entrevistados, 82% afirmam que os líderes das suas organizações reconhecem o que precisa ser feito para alcançar a maturidade na gestão. Para isso, essas organizações contam com um investimento específico para aprimoramento da gestão: 20 empresas com uma média de até 3% de investimento, 5 entre 3% e 5% e outras 5 acima de 5%, finalizando com três não respondentes.

O levantamento mostra ainda que, na opinião dos respondentes, os Critérios do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) que trazem mais dificuldades são, na ordem de prioridade, Sociedade, Informações e Conhecimento e Processos. Para o superintendente-geral da FNQ, Jairo Martins, os resultados da pesquisa mostram que a evidente baixa produtividade das organizações e a perda de competitividade do País estão diretamente relacionadas com os elevados ‘Custos Sistêmicos do Brasil’. Este, adicionado ao ‘Custo Corrupção’, têm afastado o Brasil dos mercados globais, que estão ávidos a investir.

“É preciso o alinhamento dos Setores Público, Privado e da Sociedade, de forma sistêmica, olhando a ‘Cadeia de Valor Brasil’ como um todo, para que tomemos definitivamente a trilha do desenvolvimento econômico duradouro e sustentável”, reforçou. Segundo Jairo, está claro que a adoção de medidas pontuais, em setores escolhidos, e não sistêmicas, tem sido responsável pelo desmantelamento da economia brasileira. “É imprescindível que o próximo Presidente da República e os próximos governadores compreendam este momento, separem o político do operacional, cerquem-se de profissionais competentes e isentos, estabeleçam e executem planos estratégicos e táticos para a inserção definitiva do Brasil no mercado global, no qual a eficácia, a eficiência e a excelência da gestão são as contrapartidas”, finalizou o superintendente.

Criada em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é uma instituição sem fins lucrativos que incentiva as empresas a buscar a excelência da gestão e reúne as melhores práticas de organizações brasileiras, independente do porte ou setor. Ao disseminar o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) e promover a capacitação de profissionais, a FNQ auxilia as empresas na implantação de um programa permanente de excelência da gestão, que gera resultados concretos para toda a organização. Desta maneira, contribui com o aperfeiçoamento do negócio e, consequentemente, o aumento da competitividade das empresas. Como reconhecimento a essa busca pela excelência, a FNQ promove o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), que identifica e premia anualmente as melhores práticas de gestão das organizações brasileiras.

www.fnq.org.br
www.twitter.com/fnqgestao

Mais informações para imprensa

Por Beatriz Bueno
beatriz.bueno@imagemcorporativa.com.br
11 3526-4523

Silvania Teixeira 30-07-2014 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.