Saber contratar um funcionário pode gerar ótimos resultados para a empresa no futuro. Afinal, são os colaboradores de uma corporação que fazem com que ela cresça, principalmente se houver uma boa gestão de pessoal. E isso começa no RH, por meio da seleção e da contratação. Se feitas de forma indevida, a produtividade e a eficiência de toda uma equipe poderão ser diretamente afetadas.
Por isso, é preciso que os recrutadores coletem informações do candidato além do currículo. Isso pode ser feito no Linkedin, Xing e Bayt. Estas são as redes sociais profissionais mais difundidas atualmente.
Para não cometer falhas na contratação de funcionários:
Escolha o perfil mais adequado ao cargo
Não basta descrever somente título e vaga. Na proposta de emprego, inclua também as habilidades e funções necessárias ao cargo. Especifique as principais ambições e motivações compatíveis com as da empresa, para que o candidato veja se seu perfil se encaixa ao que é proposto. Com isso, a equipe do RH já terá dado um passo à frente para não cometer erros na admissão do funcionário.
Pesquise o profissional nas redes sociais
Certamente o currículo é a porta de acesso para o tão almejado emprego. Mas não é a única! Atualmente os recrutadores buscam muito além do currículo, eles avaliam também a inteligência emocional dos candidatos. Dessa forma, além da formação acadêmica e da experiência profissional elencadas no currículo, são avaliados a liderança, a motivação, o espírito de equipe, dentre outras habilidades emocionais do candidato.
Surpreenda nas perguntas durante a entrevista
Na entrevista, fuja dos padrões, das perguntas óbvias e pouco criativas. Pense em algo que surpreenda o candidato. Crie situações que estimulem o pensamento, a criticidade e a motivação. Interaja com ele e aumente as chances de descobrir seus anseios e expectativas quanto à vaga de emprego. Dessa forma, você obterá informações necessárias que definirão a compatibilidade da pessoa com o cargo.
Por Andréa Oliveira.
Fonte: Administradores.