Pequenas empresas crescem e fazem parcerias no exterior

Com força no mercado, os pequenos e micro empresários investem no mercado internacional, pois os produtos brasileiros têm custos mais baixos no exterior.

Com força no mercado, os pequenos e micro empresários investem no mercado internacional, pois os produtos brasileiros têm custos mais baixos no exterior

No Brasil, pequenas empresas passaram a pesquisar não somente o mercado interno, mas também parceiros no exterior. Afinal, não basta embalar o produto e enviá-los por Sedex aos clientes estrangeiros, é preciso estabelecer com eles parcerias a longo prazo.

Muitos fatores ajudam essas empresas no mercado de exportações, como a alta do dólar, a redução do desperdício e a sustentabilidade dos negócios. Como resultado, elas aumentam seus lucros e alcançam um bom faturamento.

Com força no mercado, os pequenos e micro empresários passam a investir no mercado internacional, principalmente porque os produtos brasileiros têm custos mais baixos lá fora, o que impulsiona sua comercialização.

Segundo o empresário Leandro Tavitian, seus produtos de tratamento para cabelos, incluindo os da linha profissional, já são exportados para os Estados Unidos, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Marrocos, Egito, Dubai e Catar. Dos 80 itens fabricados, 40 são comercializados para esses países.

Já Marcelo Degan exporta para o Chile a estrutura física de salas de cinema em quatro dimensões (adaptadas para terremotos), além dos filmes que serão exibidos. Apenas nesse ano, o empresário já aumentou seu faturamento em 15%.

Ambos os empresários conseguiram apoio da Apex - Agência de Exportações Brasileiras, que fornece todo amparo para quem deseja entrar no mercado de exportações. O cadastro dos interessados pode ser feito no site da instituição.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: PEGN.

 

Andréa Oliveira 16-10-2015 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.