71% dos jovens estão dispostos a empreender no futuro

Os jovens brasileiros estão conscientes de que empreender requer trabalho, capacitação e resiliência.

Os jovens brasileiros estão conscientes de que empreender requer trabalho, capacitação e resiliência


A juventude brasileira sonha com a realização profissional, mas com o próprio negócio. Atualmente, os jovens desejam se tornar empreendedores de sucesso, mas se queixam de falta de incentivo de governo, empresas e entidades. Muitos procuram aulas sobre empreendedorismo, porém, essa disciplina (conteúdo) não consta na grade curricular das escolas do país.

De acordo com o Instituto Sou Mais Jovem, os jovens querem empreender, mas não se sentem seguros por falta de estímulo. Dados mostram que 67% de jovens - entre 14 e 25 anos, querem montar seu próprio negócio e 73% gostariam de aulas na escola sobre empreendedorismo e gestão empresarial. Mesmo assim, eles procuram informações na Internet (82%), canais especializados (39%) e outros (27%).

Para os jovens, as principais barreiras para empreender são:

->Falta de capital para abrir o negócio (63%);
->Falta de preparo para empreender (27%);
->Medo de entraves burocráticos e econômicos do Brasil (23%).

Além disso, 52% dos jovens são conscientes das dificuldades do empreendedor e 71% dos entrevistados sabem sobre as adversidades do empreendedorismo, mas estão dispostos a começar um projeto no futuro. Ou seja, isso nos mostra que a juventude tem mudado seu comportamento.

Há pouco tempo, o jovem associava liberdade e dinheiro a ser dono próprio negócio. Entretanto, com o rápido acesso à informação, muitos sabem o quão complexo é se tornar um empreendedor bem-sucedido. Enfim, eles entenderam que empreender requer trabalho, capacitação e resiliência.

 “Se nas escolas houvesse disciplinas ligadas ao empreendedorismo, um número significativo de jovens teria mais segurança para empreender no Brasil. Além disso, com visão, informação e capacitação, muitos teriam mais sucesso no mundo dos negócios, o que contribuiria com o desenvolvimento do país”, afirma Guto Melo, presidente do Instituto Sou Mais Jovem.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Administradores.

 

Andréa Oliveira 26-04-2016 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.