Saiba precificar produtos, com equilíbrio e sabedoria

É preciso manter o equilíbrio ao precificar produtos e serviços – para não assustar os consumidores nem colocar o empreendimento em risco.

É preciso manter o equilíbrio ao precificar produtos e serviços – para não assustar os consumidores nem colocar o empreendimento em risco


Árdua missão para muitas empresas, a tarefa de precificar produtos pode colocar em risco a saúde dos negócios – principalmente os que acabaram de iniciar suas atividades. Entretanto, para se precaver contra falhas, o empresário deve estruturar um bom plano de negócios antes mesmo de ingressar no mercado. Com isso, será mais fácil manter o equilíbrio ao determinar o valor dos produtos e serviços, para não assustar os consumidores nem colocar o empreendimento em risco.

Em geral, no início dos negócios, muitos cobram preços bastante acessíveis ao bolso do consumidor. A margem de lucro pode ser reduzida, mas os clientes são atraídos pelas ofertas e promoções. Mas é de fundamental importância que o empresário não “pague para vender seus produtos”. Mesmo na crise ou em períodos sazonais, o valor de produtos e serviços não deve ir além nem aquém do que outras empresas cobram no mercado.

É preciso que haja equilíbrio e sabedoria ao precificar as mercadorias, pois só assim o empreendedor poderá alcançar um bom faturamento mensal. Para isso, é imprescindível que o empresário conte com a ajuda de especialistas, para alinhar as projeções para os negócios e avaliar criteriosamente o volume de vendas. Dessa forma, o empreendedor estará mais apto a nortear o futuro da empresa e promover o crescimento dos negócios.

Segundo Batista Gigliotti, especialista em estratégia e desenvolvimento de negócios, fixar valores altos por determinados itens no início do negócio pode trazer fama à empresa a má fama de careira. Por outro lado, baixar demais os preços pode fadar a companhia ao fracasso e a ter mais dificuldades para alcançar o ponto de equilíbrio. O estudo de mercado também é uma excelente estratégia para ajudar o empreendedor a precificar produtos.

Além disso, o empresário, em hipótese alguma, o empresário pode se esquecer das etapas de pós-venda dos produtos e serviços - todas primordiais para investimentos da empresa. Da mesma forma, ele deve estar consciente de que o retorno do investimento não é rápido (na maior parte dos casos).

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Administradores.

Andréa Oliveira 31-05-2016 Notícias

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