Escolas brasileiras ensinam empreendedorismo

O empreendedorismo é ensinado nas escolas com o objetivo de aumentar a possibilidade de sucesso na carreira e na própria vida das crianças.

O empreendedorismo é ensinado nas escolas para aumentar as chances de sucesso na carreira e na própria vida das crianças

Atualmente, embora o ensino de empreendedorismo não faça parte do currículo oficial da educação básica, as escolas brasileiras passaram a ensinar o tema aos alunos. O principal objetivo dos educadores é prepará-los para o mercado de trabalho e para a vida. Inclusive tramita no Senado um projeto de lei que torna obrigatório o tema nos currículos do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio.

“As escolas devem desenvolver o espírito empreendedor nos alunos e estimular modos inovadores de raciocínio, o que é fundamental à preparação de nossas crianças para o futuro”, explica Michelle Gomes Lelis, professora do Curso a Distância CPT Educação Infantil - Educação Financeira e Empreendedorismo, disponível .

Segundo Bety Tichauer, diretora-superintendente da Organização Internacional Junior Achievement no Brasil, as escolas tomaram essa marcante iniciativa de plantar essa semente nas crianças, com conceitos e práticas lúdicos, para aumentar a possibilidade de sucesso na carreira e na própria vida de cada uma delas.

Cerca de 20 mil alunos têm desenvolvido atividades empreendedoras, todos os anos, em mais de 80% das escolas cariocas. “Em 2015, a Junior Achievement Rio assinou um convênio de cinco anos com a Secretaria Estadual de Educação para que programas de empreendedorismo sejam aplicados nas escolas da rede pública do Rio de Janeiro”, afirma Mariana Carvalho, presidente da entidade.

Além da Junior Achievement, o Sebrae criou um projeto nacional para capacitar os professores de escolas públicas e particulares. O programa gratuito atende os educadores do Ensino Médio para que, ao desenvolverem suas atividades em sala de aula, possam criar e organizar uma miniempresa em parceria com os alunos.

Além disso, o programa do Sebrae prevê o ensino da organização de empresas e planos de negócios, além da apresentação de projetos para avaliação - partindo da viabilidade financeira e econômica dos negócios criados pelos alunos.

Fonte: Revista PEGN.

Andréa Oliveira 16-08-2016 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.