Boa gestão financeira garante saúde da empresa

A boa e efetiva administração financeira é decisiva para o sucesso de qualquer empreendimento.

A boa e efetiva administração financeira é decisiva para o sucesso de qualquer empreendimento


A boa gestão financeira garante a saúde da empresa para que ela permaneça forte no mercado. Atualmente, no mundo dos negócios, o empreendedor bem-sucedido sabe controlar as contas e interpretar os números para uma análise mais precisa das finanças. Caso contrário, os negócios não irão prosperar e a empresa poderá fechar suas portas em pouco tempo. Para ajudá-lo, daremos a você algumas dicas de extrema importância.

“A administração financeira é decisiva para o sucesso de qualquer empreendimento. Portanto, o administrador financeiro precisa, constantemente, analisar o mercado e criar estratégias - para que suas vendas sejam suficientes para pagar custos e despesas, e obter lucros”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres - Mestre em Marketing, Sistemas de Informação e Processo Decisório, e professor do Curso a Distância CPT Administração Financeira na Pequena Empresa, disponível .
 
Mas qual a receita para o bom gerenciamento das finanças?

Primeiramente, o empresário deve somar todas as vendas de produtos/serviços do mês para chegar ao faturamento do negócio. Em seguida, deve subtrair os custos e as despesas variáveis (mercadorias, impostos, matéria-prima e gastos com serviços) para chegar à margem de contribuição. Por fim, para calcular o lucro, ele deve subtrair os custos e as despesas fixas (funcionários, aluguel agua e energia).

É importante ressaltar que alguns gastos variáveis fogem ao controle do empresário – como impostos, frete e outros). Por outro lado, ele tem poder para gerenciar os gastos fixos, para melhorar a eficiência e conseguir o mesmo faturamento, mesmo com estrutura menor. Nesse caso, ele pode reduzir os custos com terceirização de mão de obra e redução de pessoal.

Da mesma forma, o empreendedor pode gerar novas receitas, com a criação de novos produtos/serviços, por exemplo. Além disso, é preciso manter as informações organizadas e saber interpretar o dinheiro. Com isso, os negócios permanecem saudáveis e a empresa ganha força no mercado.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Revista PEGN.

Andréa Oliveira 22-08-2016 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.