Mão de obra terceirizada cresce 127%

A preferência por terceirização vem da necessidade de as empresas reduzirem os custos com salários.

De 1995 a 2005, cerca de 2,3 milhões de vagas foram preenchidas por mão de obra terceirizada

A mão de obra terceirizada é regulamentada por duas leis: a Lei 6.019/74 - que rege o trabalho temporário e a Lei 7.102/83 - que trata dos serviços de vigilância e transporte de valores. Em ambas as hipóteses, o empresário que a contratar não tem obrigações em relação ao empregado, como teria no caso de funcionário efetivo. Com isso, a empresa economiza com os encargos trabalhistas e se resguarda de inúmeras preocupações.  

Há algumas décadas, o emprego terceirizado era próprio de empresas de vigilância, segurança, limpeza e alimentação. Atualmente, a terceirização passou para outras áreas – como supermercados, telefonia, eletroeletrônico e automobilístico, além de telemarketing e recursos humanos.

Devido à crise econômica em que o país se encontra, a tendência é que os empresários contratem ainda mais empregados terceirizados. Esse quadro tem atingido inúmeros setores do mercado e representa hoje um terço das vagas criadas nas empresas privadas nacionais. Na verdade, nos últimos 10 anos, a mão de obra terceirizada cresceu 127%.

Segundo dados do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho - Cesit (Unicamp), coletados de informações da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de 1995 a 2005, cerca de 2,3 milhões de vagas foram preenchidas por mão de obra terceirizada – pessoas que trabalham em uma determinada empresa, mas recebem salário por outra.

De acordo com Marcio Pochmann, economista do Cesit, a preferência por terceirização vem da necessidade de as empresas reduzirem os custos com salários. Dessa forma, as empresas podem economizar cerca de R$ 26 bilhões por ano, pois a diferença salarial entre um terceirizado e um efetivo pode cair pela metade. Como resultado, a empresa ganha maior competitividade no mercado.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Folha UOL.

Confira os Cursos a Distância da Área Treinamento Profissional.

 

Andréa Oliveira 22-11-2016 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.