Coloque em prática sua inteligência emocional

. Embora não seja nada fácil cultivar a inteligência emocional, com algumas mudanças no comportamento e nos hábitos, é possível colocá-la em prática.

É primordial que saibamos praticar a inteligência emocional de forma efetiva e produtiva

Atualmente, as empresas valorizam não somente a inteligência cognitiva dos candidatos como também a inteligência emocional. Afinal saber lidar com as próprias emoções e com as do próximo é essencial para a construção de um bom relacionamento na corporação e fora dela. Isso vale para todos os níveis hierárquicos da empresa – presidente, diretor, chefe de setor, coordenador, técnico em TI, secretária, assim como clientes e fornecedores.

Por tais fatores, é primordial que saibamos praticar a inteligência emocional de forma efetiva e produtiva. Para isso, é preciso conhecimento de uma vasta gama de habilidades – muito além de uma expertise específica. Embora não seja nada fácil cultivar a inteligência emocional, com algumas mudanças no comportamento e nos hábitos, é possível colocá-la em prática. Vejamos de que forma:

Aprenda a interagir com as pessoas – seja empático

A interação com aqueles que nos cercam depende de nossa essência. Há pessoas que são naturalmente empáticas, sabem compreender o outro e recebem respostas comportamentais positivas. Apenas com um olhar, já conquistam alguém e conseguem receptividade. Mas outras têm de desenvolver esse comportamento por meio de cursos e técnicas.

Os tímidos, por exemplo, podem fazer teatro para desenvolver habilidades de comunicação que ainda não foram capazes de realizar. Até mesmo as pessoas mais comunicativas podem aprimorar suas habilidades por meio de cursos e treinamento. Tudo é valido para aprimorar a interação com as pessoas.

Desenvolva o autoconhecimento – peça feedback

Desenvolver o autoconhecimento requer tanto empenho próprio como ajuda de quem está próximo a nós. Receber feedback das pessoas sobre como elas nos veem é fator primordial para fazermos um inventário comportamental próprio.

Por meio de opiniões e críticas, podemos listar os pontos positivos e negativos de nosso comportamento para que possamos construir nossa inteligência emocional de forma positiva e bem fundamentada. Enfim, os feedbacks servem para o nosso aprimoramento emocional contínuo e gradual.

Explore seus pontos fortes – torne-se um diferencial

O conhecimento próprio (autoconhecimento) nos ajuda a identificar nossos pontos fortes – aquelas habilidades que são intrínsecas à personalidade. Devemos eliminar os aspectos negativos do nosso comportamento e explorar seus pontos mais marcantes e positivos. Na verdade, são estes que nos farão evoluir como pessoas e como profissionais. E quando soubermos resgatar essas qualidades emocionais, teremos nos tornado um diferencial dentre os demais.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Administradores.

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Andréa Oliveira 01-12-2016 Notícias

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