Impacto das medidas microeconômicas de Temer na economia

No ano passado, o presidente Michel Temer anunciou algumas medidas microeconômicas para estabilizar a economia do Brasil

No ano passado, o presidente Michel Temer anunciou algumas medidas microeconômicas para estabilizar a economia do Brasil

Impacto das medidas microeconômicas de Temer na economia
No ano passado, o presidente da República Michel Temer anunciou algumas medidas microeconômicas com o objetivo de estabilizar a economia do Brasil. Caso sejam aprovadas, elas poderão gerar grande impacto nos negócios. E muitas delas, segundo especialistas, não surtirão efeitos positivos economicamente. Por isso, é preciso que os empreendedores fiquem atentos a essas ações governamentais para um melhor entendimento e posicionamento diante das propostas. Mas quais são essas medidas?

Quitação das dívidas com o FGTS

Com a crise econômica, muitas pessoas se endividaram, ou pela desvalorização da moeda, ou pelo desemprego. Com isso, o número de inadimplentes cresceu de forma bastante significativa, o que prejudicou muitas empresas, assim como a economia do país. Por tais motivos, o governo sugeriu a liberação do FGTS para o pagamento de dívidas. Entretanto, segundo especialistas, assim que quitarem as dívidas, muitas famílias evitarão gastar novamente com medo de novo endividamento. Com isso, o capital não circulará na economia, o que a manterá estagnada.

Importação e exportação com tributos reduzidos

Com a redução dos tributos em até 40%, as empresas e indústrias, que importam e exportam mercadorias, terão tudo para comemorar. Por outro lado, o governo, que terminou o ano em déficit, terá a captação de impostos reduzida, o que não é nada favorável ao país que precisa de dinheiro para aumentar sua receita. De acordo com especialistas, o Governo Federal teria uma considerável redução de verbas em um momento crítico da economia brasileira.

Juros do cartão de crédito reduzidos

Para reduzir os juros do cartão de crédito, a oferta dos bancos do país deve aumentar. Atualmente, no Brasil, há apenas dois bancos públicos e três privados. Conforme concordam os especialistas, a redução de juros do cartão de crédito não ajudará a economia. O que deve ser feito é estimular a competitividade com o aumento das instituições financeiras no país. É importante ressaltar que os juros estão altos por problemas de oferta e demanda.

Supressão parcial da multa por demissão sem justa causa

De acordo com a maioria dos especialistas, essa ação do governo seria boa para os empresários, que pagariam menos nas demissões sem justa causa. Por outro lado, para o governo endividado, a ação seria inviável, pois ele estaria reduzindo ainda mais suas fontes de renda. Como consequência da supressão parcial da multa por demissão, certamente novos impostos deverão ser criados para compensar essa medica microeconômica.

Fonte: Revista PEGN.

Confira os Cursos CPT a Distância da Área Gestão Empresarial.

Andréa Oliveira 01-02-2017 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.