Liberdade de preços permite desconto à vista e beneficia consumidor

Com a regulação da prática da liberdade de preços, os lojistas que precisarem gerar fluxo de caixa poderão oferecer mais descontos à vista aos clientes

Com a regulação da prática da liberdade de preços, os lojistas que precisarem gerar fluxo de caixa poderão oferecer mais descontos à vista aos clientes

Liberdade de preços permite desconto à vista e beneficia consumidor
Pertencente ao pacote de medidas microeconômicas do governo, divulgadas no fim de 2016, a liberdade de preços é um meio de reduzir os juros dos cartões de crédito. Com a aprovação, os comerciantes poderão praticar preços mais justos conforme o tipo de pagamento do consumidor, além de dar desconto para aquele que pagar à vista. Mas é importante destacar que os lojistas não serão obrigados à pratica.

Segundo Álvaro Silveira Júnior, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal, trata-se de um benefício para os consumidores, que passarão a pagar menos pelos produtos, sem terem de arcar com a alta porcentagem dos juros do cartão de crédito (5%). Antes, muitos comerciantes embutiam o valor dos juros nos produtos e o consumidor que pagava à vista não tinha nenhuma vantagem.

Agora, com a regulação da prática da liberdade de preços, os lojistas que precisarem gerar fluxo de caixa poderão oferecer mais descontos à vista aos clientes. A Medida Provisória tem o principal objetivo de aumentar a competitividade por meio dos descontos. É claro que nem todos poderão seguir essa prática, pois muitos comércios alcançam baixa margem de lucros, como é o caso dos postos de combustíveis e das farmácias.

De acordo com a Abecs - Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, o pagamento no cartão ainda é a melhor forma de fazer compras. Isso porque garante segurança e comodidade aos consumidores e beneficia os lojistas, que reduzem a inadimplência, além de diminuir o volume de dinheiro vivo e cheque nos comércios, o que atrai assaltos.  

Enfim, com a MP da liberdade de preços e, consequentemente, a redução dos juros dos cartões de crédito, os consumidores farão mais compras à vista no cartão. Mas é preciso que os comerciantes sejam honestos e não escondam os custos do cartão no valor total do produto. Caso contrário, os consumidores continuarão a perder nas compras à vista.  

Fonte: Revista PEGN.

Andréa Oliveira 09-02-2017 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.