Contran aprova carteira de habilitação digital

Recentemente, o Contran – Conselho Nacional de Trânsito, aprovou a carteira de habilitação digital criada pelo Ministério das Cidades.

O Contran aprovou a carteira de habilitação digital criada pelo Ministério das Cidades

Contran aprova carteira de habilitação digital
Recentemente, o Contran – Conselho Nacional de Trânsito, aprovou a carteira de habilitação digital criada pelo Ministério das Cidades. A medida entrará em vigor, em fevereiro de 2018, quando passarão a valer tanto o documento físico (CNH) como o arquivo virtual (CNH-e). Este poderá ser identificado por meio do certificado digital ou da leitura do QRCode. Assim, caso o motorista esqueça a carteira de habilitação física, poderá apresentar em seu lugar a CNH-e.

Segundo Bruno Araújo, ministro das Cidades, a aprovação do Contran permitiu a desburocratização do sistema atual. Para garantir a validade do documento digital, foram desenvolvidos padrões técnicos para suportar o sistema criptográfico. Ao apresentar a CNH-e, o motorista não leva multa nem perde pontos na carteira, pois a versão digital da CNH pode substituir a CNH convencional, que ainda será emitida como de costume.

A nova versão CNH-e poderá ser obtida no portal de serviços do Denatran - mediante cadastro, que será ativado por link enviado ao e-mail do motorista. É importante ressaltar que a ativação deverá ser realizada no smartphone onde a CNH digital será salva. A versão eletrônica da CNH será protegida por PIN - senha solicitada todas as vezes em que o documento for acessado pelo usuário.

Para que a CNH digital seja exportada para o smartphone do motorista, o Denatran realiza a autenticação do documento por meio do certificado digital ou do QRCode. Caso o smartphone seja roubado ou o usuário perca o aparelho, o aplicativo será bloqueado pelo sistema.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Portal Brasil.

Conheça o Curso a Distância CPT Treinamento de Motorista Particular, elaborado por Plácido Soares, advogado e consultor de segurança.

Andréa Oliveira 02-08-2017 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.