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Como melhorar a assertividade no feedback

Muito comum no mundo corporativo, o feedback é uma prática adotada por gestores para potencializar resultados

Como melhorar a assertividade no feedback

“Hoje muito comum no mundo corporativo, o feedback é uma prática adotada por gestores e empresários com o objetivo de potencializar, otimizar e melhorar os resultados da empresa”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor dos Cursos a Distância CPT Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 e Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 em Livro+DVD e Online.

Ao expor ao funcionário aspectos sobre o seu desempenho, ele passa a compreender melhor suas ações e começa a aprimorar suas habilidades, além de desenvolver novas competências. Isso porque sua motivação e seu comprometimento aumentam, o que gera resultados cada vez melhores para a empresa.

Mas como melhorar a assertividade no feedback?

1. Cabe ao gestor reconhecer e valorizar os pontos positivos nas habilidades e nas competências de cada membro da equipe. Com isso, todos se sentirão muito mais engajados a contribuir com o crescimento da empresa, além de se desenvolverem enquanto profissionais.

2. É papel do gestor oferecer apoio à sua equipe, além de participar ativamente do desenvolvimento de cada colaborador dentro da empresa. Para tal, é preciso ajustar as ações a serem realizadas (metas tangíveis), além de cumprir com o compromisso acordado com o colaborador.

3. O gestor deve ser o mais transparente possível. Além disso, ao estabelecer metas, são necessárias clareza e objetividade, oferecendo aos colaboradores dados concretos (com exemplificações), para que não restem dívidas por parte da equipe.

4. No feedback, é indispensável dizer a verdade ainda que seja dura. Entretanto, a crítica deve ser construtiva, para que o colaborador a assimile melhor. É importante expor ao funcionário o que se esperava como resultado. Assim, ele buscará meios mais eficientes para gerar os resultados, pois verá a crítica de forma positiva.

5. É impreterível se colocar no lugar do colaborador. Ao enxergar o ponto de vista do funcionário, torna-se mais fácil compreender o seu desenvolvimento na empresa. Com isso, será possível projetar como ele receberá o feedback, para sugerir as mudanças a serem feitas com maior assertividade.

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Fonte: administradores.com.br

Por Andréa Oliveira.

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