Como enfrentar a sazonalidade do mercado

A criatividade é uma excelente ferramenta para enfrentar a sazonalidade do mercado com o pé direito

A criatividade é uma excelente ferramenta para enfrentar a sazonalidade do mercado com o pé direito

Como enfrentar a sazonalidade do mercado

Alguns tipos de negócio são mais impactados com a sazonalidade do mercado, como é o caso do sorvete e da moda praia, que ficam em baixa no inverno. Na Copa do Mundo, por exemplo, artigos esportivos e itens da seleção brasileira foram muito requisitados, mas algumas empresas não conseguiram suprir a grande demanda. Essa oscilação do mercado tem ligação direta com fatores climáticos e econômicos.

“Esses fatores podem impactar os mais diversos empreendimentos, em maior ou menor grau”, afirma Renan Kaminski, consultor de com foco em pequenas e médias empresas. Restaurantes, por exemplo, são praticamente imunes à sazonalidade, enquanto sorveterias sofrem na época do inverno. Ainda assim, é possível enfrentar a sazonalidade do mercado de forma positiva e produtiva.

Não apenas a baixa na demanda prejudica o comércio, o aumento também. Quando há procura em excesso por produtos, em uma determinada época, geralmente faltam itens e funcionários para atender o grande volume com eficiência e qualidade. Por esse motivo, é indispensável manter os funcionários preparados, para alinhar a capacidade de atendimento da empresa em épocas de alta.

Outra opção é contratar serviços terceirizados para auxiliarem a sua equipe quando a demanda está acima do esperado. Mas é preciso que eles sejam bem treinados para serviços com alto padrão independentemente dos fatores externos. Os fornecedores também devem estar preparados para atender às suas necessidades em caso de aumento na demanda. Uma boa dica é escolher fornecedores com grande variedade de itens, para que sua empresa seja bem suprida.

Um fator determinante para lidar da melhor forma com a sazonalidade é saber se comunicar com os clientes. O bom relacionamento com eles é essencial! E ele deve ser desenvolvido antes, durante e após a compra. Se houver algum problema com um determinado produto, por exemplo, é preciso encontrar uma solução imediata para a satisfação do cliente. Esse é um importante diferencial que destaca a sua empresa das demais.

Novidades também atraem os clientes. A empresa deve usar a inovação para lidar com as variações do mercado. Sorveterias podem comercializar crepes doces no inverno. Lugares especializados em caldos podem servir aos clientes churrasquinho em períodos mais quentes do ano. A criatividade é uma excelente ferramenta para enfrentar a sazonalidade do mercado com o pé direito!

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Fonte: revistapegn.globo.com

Andréa Oliveira 14-08-2018 Notícias

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