Centro de Produções Técnicas
Voltar

Empreenda com êxito e seja bem-sucedido nos negócios

Para empreender com êxito, é preciso criar soluções inovadoras e controlar o fluxo de caixa

Empreenda com êxito e seja bem-sucedido nos negócios

O dólar não para de subir, o mercado de trabalho se encontra estagnado e o desemprego cresce a cada dia. Há anos, a crise econômica assola o país, mas o brasileiro não se deixa vencer. Ele se mostra cada vez mais inovador e criativo. E sua resiliência e persistência o ajudam a enfrentar os mais difíceis desafios. Muitos investem nos negócios e se tornam empreendedores de sucesso, pois encontram na crise novas oportunidades.

Mas como empreender com êxito e ser bem-sucedido nos negócios?

Faça análise de mercado

Enquanto surgem empreendedores de necessidade por um lado, por outro muda o comportamento dos consumidores. Hoje eles estão muito mais conscientes em relação ao consumo e sabem diferenciar os itens de extrema de necessidade dos itens não essenciais. Essas e outras mudanças no mercado levam os empreendedores a reformularem os negócios para se adequarem às exigências do mercado.

Sendo assim, para empreender com êxito, é fundamental analisar o mercado rigorosa e continuamente. As oportunidades de negócio surgem a todo o momento. É preciso ficar atento e não as deixar escapar.

Controle o fluxo de caixa

A saúde financeira da empresa garante sua consolidação no mercado. Ela assegura a sustentabilidade da empresa até mesmo em momento de crise econômica. O empreendedor deve traçar um plano financeiro anual, com todas as entradas e saídas de capital, para a manutenção saudável dos negócios. Além disso, é essencial cultivar a transparência das informações, para que os líderes saibam criar estratégias e alinhá-las às ações, para o crescimento da empresa.

Se o objetivo for entrar em um novo mercado, o controle do fluxo de caixa deve ser criterioso, para que a empresa possa crescer com responsabilidade. Outra dica importante é não fazer contratos de longo prazo, para não aumentar os riscos do negócio. Lembre-se de que o momento é de crise e é preciso cautela.

Gerencie bem o tempo

São muitas as responsabilidades e os afazeres do empreendedor que busca o melhor para os negócios. Se possível, automatize os processos - com programas de gerenciamento, e terceirize os serviços – se o quadro de funcionários for pequeno, para a realização de todas as atividades operacionais da empresa. Aprenda a gerenciar bem o tempo, para que nada fique pendente, principalmente se a demanda aumentar.

Todo empreendedor que sabe administrar o tempo é bem-sucedido e feliz, pois encontra equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal. “As pessoas realizadoras, que conseguem sucesso, são as que têm maiores cuidados no gerenciamento de seu tempo”, afirma Marcos Antônio Barbosa, professor do Curso a Distância CPT Gerenciamento do Tempo em Livro+DVD e Online.

Crie soluções inovadoras

Para aumentar as vendas e trazer ainda mais clientes à empresa, é importante criar soluções inovadoras. Ao inovar nos produtos e serviços, sua empresa torna-se um diferencial no mercado e ganha maior competitividade. Mas centralize todos os seus esforços em soluções que supram as necessidades dos consumidores. Inove com sabedoria, sem exageros. Desenvolva soluções simples, que tenham, de fato, relevância no mercado.

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Treinamento Profissional.

Leia o artigo "Dê um fim à procrastinação".

Fonte: administradores.com.br

Por Andréa Oliveira.

Você vai gostar de ler:
71% dos jovens estão dispostos a empreender no futuro
Os jovens brasileiros estão conscientes de que empreender requer trabalho, capacitação e resiliência A juventude brasileira sonha com a realização profissional, mas com o próprio negócio. Atu...
Participe da Semana Global do Empreendedorismo
No Brasil, a Semana Global do Empreendedorismo reúne mais de 2 mil parceiros e promove cerca de 5 mil atividades de empreendedorismo De 16 a 21 de novembro de 2015, ocorre a Semana Global do Empre...
Brasil destaca-se com a maior taxa de empreendedorismo do mundo
O Brasil lidera na criação de negócios próprios, com a maior taxa de empreendedorismo do mundo (34,5%) Segundo dados do Sebrae e do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), o Bra...

Deixe seu comentário