O tempo e a teoria da relatividade

Albert Einstein por meio da teoria da Relatividade afirmava que o tempo passa de forma diferente para diferentes referenciais. Ou melhor, cada um pode ter uma impressão diferente da velocidade na qual as horas, os minutos e os segundos ganham aceleração.

Existem aqueles dias em que você mal vê o tempo passar de tão rápido, assim como existem também aqueles dias intermináveis, que na sua ótica parecem não acabar nunca. Apesar disso, sabemos que todos os dias possuem 24 horas de duração.

Eis que surgem as seguintes dúvidas: por que a forma como enxergamos o tempo passar não é uniforme? O que diferencia um dia “longo” de um dia “curto”?

A primeira explicação plausível que surge é a maneira como você ocupa seu dia. Se você realiza inúmeras atividades, momentos de ocupação, você não percebe a hora passar. Por outro lado, um dia vazio de atividades pode promover longas e, às vezes, torturantes horas de ociosidade.

Apesar do sentido pertinente que essas explicações possuem, por experiências próprias, penso que a velocidade do tempo está diretamente ligada a momentos especiais que vivenciamos.

Certas situações, conversas e imagens causam forte impacto. Momentos que fazem o coração disparar, a pele transpirar, a cabeça ebulir, as mãos tremer. Nesse instante, um segundo dura uma hora, um piscar de olhos uma semana e um sorriso, a eternidade.

Estejam sempre buscando esses instantes intermináveis. São neles que o ser humano realiza plenamente o instinto que lhe foi designado, o de viver. Viver não como um vegetal, desprovido de emoções, mas sim, viver vibrante, com o sangue pulsando ao extremo, em cada mínima parte do corpo.


Escrito por: Victor Monteiro Lopes

Victor Monteiro 02-04-2013 Para Refletir

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.