Você conhece o mercado consumidor dos seus produtos?

Você conhece o mercado consumidor dos seus produtos? Eis um questionamento que todos os comerciantes devem ter como resposta um "sim", afirma Marcos Lanna, professor do Curso...

Você conhece o mercado consumidor dos seus produtos?   Artigos Cursos CPT


Você conhece o mercado consumidor dos seus produtos? Eis um questionamento que todos os comerciantes devem ter como resposta um "sim"

Você conhece o mercado consumidor dos seus produtos? Eis um questionamento que todos os comerciantes devem ter como resposta um "sim", afirma Marcos Lanna, professor do Curso a Distância CPT Treinamento de Gerente de Loja, em Livro+DVD e Curso Online. Vamos refletir um pouco:

- O que é, de verdade, a base do meu trabalho?
- O meu empreendimento (negócio) comercializa o quê?
- Quem compra os meus produtos?
- Seria interessante conhecer melhor os meus clientes?
- Estar mais focado em um tipo de cliente facilitaria o meu trabalho?

Esse é um dos pontos mais importantes no direcionamento de nossos negócios: quais são as pessoas que nos interessam? Nem todos os que se encontram na nossa Cidade, Estado ou País são do nosso interesse. Muitos deles nem sequer sabem que existimos e, mesmo se soubessem, não se sentiriam atraídos pelo nosso empreendimento.

Daí a importância de conhecermos o mercado consumidor. Tudo que diz respeito a essas pessoas nos interessa fortemente. Não só seus hábitos de compra. Tudo nos interessa. Novas oportunidades podem surgir e teremos condições de transformar o nosso negócio no sentido do seu atendimento.

Antigamente, tínhamos uma gama de produtos que poderíamos produzir, comercializar e então buscávamos alguém que estivesse em condições de adquiri-los. Hoje não mais. O principal de um negócio é a identificação do mercado consumidor. Se existe uma certa demanda nós poderemos trabalhar no sentido de seu atendimento. Não nos interessam mais a produção e comercialização sem um mercado identificado.

De que nos adiantaria investimentos em processos sem chance de escoamento em bases compensatórias? Quantos hoje não terão as mesmas ideias que nós e possuiriam melhores condições de atendimento?

Por isto precisamos identificar, primeiro de tudo, o público consumidor. Podemos dividi-los em grupos:


- Suspect: são as pessoas em geral, aqueles que fazem parte de um grande grupo, que sabem que existimos, mas que não se interessam por aquilo que comercializamos. São insensíveis a nossa ação. Encontram-se distantes.  

- Prospect: Estão mais próximos mas não necessariamente dentro de nosso campo de atuação. Algumas vezes não possuem os recursos para consumir nossos  produtos  ou,  por  outras  razões,  sabem  de  nossa  existência, gostariam de consumir, mas não se encontram fortemente influenciados para isto.  Um  exemplo  típico  são  aquelas  pessoas  que,  tendo  um  carro  bom
anseiam por um  bem melhor. Gostariam de consumir, mas não possuem condições, no momento, de se tornar clientes. Talvez tenham um dia, talvez não.

- Target:  Esse  é  o  público  alvo.  É  o  nosso  foco  de  ação.  São  as  pessoas certas, que possuem os anseios de consumo que vão em direção aos nossos negócios.  Estão  dentro  de  nossa  área  possível  de  atuação  e  precisam, necessariamente, se decidir pelo consumo e, principalmente, pelo consumo de nossos produtos.  A definição de nosso target é essencial.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê play no vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.

Silvania Teixeira 27-06-2018 Formação Profissional

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.