Organização de eventos: serviço à francesa ou diplomata

O serviço à francesa ou diplomata é um serviço sofisticado usado em banquetes restritos e jantares de gala. As mesas são sempre posicionadas em múltiplos de quatro. “O...

Organização de eventos: serviço à francesa ou diplomata   Dicas Cursos CPT


 O serviço à francesa ou diplomata é um serviço sofisticado usado em banquetes restritos e jantares de gala. As mesas são sempre posicionadas em múltiplos de quatro

O serviço à francesa ou diplomata é um serviço sofisticado usado em banquetes restritos e jantares de gala. As mesas são sempre posicionadas em múltiplos de quatro. “O serviço começa pela mulher à direita do anfitrião, que é a convidado de honra, e o homem à direita da anfitriã, que é o convidado de honra”, afirma Antônio Máximo Borba, professor do Curso a Distância CPT Planejamento e Organização de Eventos.

Nesse serviço, o garçom traz as travessas com os alimentos e o convidado serve seu próprio prato. As etapas do serviço são:


- O garçom substitui os pratos que estão na mesa por pratos quentes vazios, pelo lado direito do convidado.
- Aproxima-se da mesa, pede licença e apresenta as travessas aos convidados, para que possam apreciar o trabalho do cozinheiro.
- Aproxima-se do primeiro convidado a ser servido, pela esquerda, inclina-se e coloca a travessa próxima ao prato para que ele possa se servir. Depois, seve os outros convidados.
- A água e o vinho são servidos pela direita.
- O prato usado é retirado pela esquerda e o limpo é colocado pela direita.
- Pode haver repasse dos pratos, exceto da entrada e da sobremesa.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos a Distância CPT da área Hotelaria.
Por Silvana Teixeira.

Silvania Teixeira 14-08-2018 Formação Profissional

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.