Gerenciamento de Limpeza Urbana

Por muito tempo, a coleta e destinação dos resíduos sólidos não apresentaram maiores problemas, uma vez que o lixo era depositado em regiões

Por muito tempo, a coleta e destinação dos resíduos sólidos não apresentaram maiores problemas, uma vez que o lixo era depositado em regiões afastadas e distantes. No entanto, com a crescente urbanização ficou cada vez mais difícil encontrar áreas adequadas que absorvessem a demanda em expansão, e o problema ganhou visibilidade.

Assim, fez-se necessária a busca de alternativas que facilitem a operacionalização do sistema e que, concomitantemente, atendam aos anseios da população em relação à limpeza urbana e à qualidade de vida.

Outra questão premente é que, na última década, como consequência dos índices alarmantes de desemprego, muitos excluídos sociais encontraram nos resíduos um forma de sobrevivência.

Esses milhares de trabalhadores informais geram uma macroeconomia que beneficia a sociedade como um todo. Apesar disto, esses trabalhadores continuam marginalizados e sem leis que os beneficiem.

Portanto, as questões ambiental e operacional não são únicas na busca de uma solução para o problema que envolve os resíduos sólidos. As ações devem ser escolhidas, visando incluir também a população que sobrevive desses resíduos.

A Engenheira-Arquiteta, Urbanista e Sanitarista Maeli Estrêla Borges, ex-superintendente da SLU, Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte, capital mineira, uma das autoridades brasileiras na área de saneamento urbano, e Professora do curso Gerenciamento de Limpeza Urbana do Centro de Produções Técnicas – CPT afirma: "o consumo exagerado e os danos causados à natureza devem ser incorporados à agenda mundial, por meio de políticas transversais de saúde, educação ambiental e desenvolvimento econômico".

 

Gerenciamento de Limpeza Urbana



Este filme pertence ao Curso Gerenciamento de Limpeza Urbana elaborado pelo Centro de Produções Técnicas - CPT (Capacitação Profissional).

A importância do serviço de limpeza urbana

Aspecto sanitário

O lixo pode provocar efeitos maléficos através de:

  • Agentes físicos: é o caso do lixo acumulado às margens de cursos d' água ou de canais de drenagem e em encostas, acabando por provocar o seu assoreamento e o deslizamento dos taludes, respectivamente.
  • Agentes químicos: a poluição atmosférica causada pela queima de lixo a céu aberto e a contaminação de lençóis d'água por substâncias químicas presentes na massa de resíduos são exemplos típicos dessa ação sobre a saúde das pessoas e o meio ambiente.
  • Agentes biológicos: o lixo mal acondicionado ou depositado a céu aberto, constitui-se em foco de proliferação de vetores transmissores de doenças (ratos, baratas, moscas e outros).

Aspectos estéticos e de bem-estar: a exposição indevida do lixo gera incômodos à população, tanto pelo seu mau odor quanto pela poluição visual e degradação do espaço onde é lançado.

Aspectos econômico-financeiro: o lixo, uma vez aproveitado, pode ter reduzidos os custos com a sua coleta e disposição final. Seu aproveitamento se faz através de reciclagem de materiais recuperáveis (papel, metal, vidro, etc.), com a fabricação de composto orgânico ou, ainda, pelo aproveitamento do gás metano, produzido durante a sua decomposição na ausência de oxigênio.

Aspecto social: é comum a existência, nos vazadouros de lixo e até mesmo nas ruas, de todo um contingente de pessoas que buscam na separação e comercialização de materiais recicláveis uma alternativa para o seu sustento e de sua família. Isto se dá em condições subumanas. É possível, entretanto, manter essa atividade econômica, mas em adequadas condições de trabalho. É o caso das unidades de beneficiamento de lixo e dos programas de coleta seletiva.

Coleta do lixo urbano

O principal objetivo da remoção regular do lixo gerado pela comunidade é evitar a proliferação de vetores causadores de doenças. Ratos, baratas e moscas encontram nos restos do que consumimos as condições ideais para se desenvolverem.

Entretanto, se o lixo não é coletado regularmente, os efeitos sobre a saúde pública só aparecem um pouco mais tarde e, quando as doenças ocorrem nas comunidades, nem sempre associam à sujeira.

Quando o lixo não é recolhido, a cidade fica com mau aspecto e mau cheiro. É isto que costuma incomodar mais diretamente a população, que passa a criticar a Administração Municipal. As possibilidades de desgaste político são grandes e é principalmente por isto que muitas prefeituras acabam por promover investimentos no setor de coleta de lixo.

Esta matéria teve como objetivo mostrar os pontos importantes de uma Gerência de Limpeza Urbana, para pequenas e médias comunidades. Diante disso, vimos que o tema lixo deve ser tratado com mais atenção, pois, considerando que nossas cidades estão cada vez mais urbanizadas e populosas e a geração de resíduos sólidos em crescimento constante, e com os cidadãos cada dia mais conscientes de seus direitos de viverem melhor em ambientes saudáveis, um correto gerenciamento da área do saneamento e limpeza urbana torna-se a cada dia mais importante e necessário.

Você tem feito sua parte?

Emprego e Renda 13-02-2012 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.