Delícias da Cozinha Italiana: Risotto Alla Milanese

Saborear um bom prato em um restaurante aconchegante continua sendo uma boa opção de lazer que vem crescendo muito nos últimos tempos. Nesse

Saborear um bom prato em um restaurante aconchegante continua sendo uma boa opção de lazer que vem crescendo muito nos últimos tempos. Nesse contexto, inclui-se a cozinha internacional que está em franco crescimento.

Podemos associar isso à globalização, que nos tem permitido ter uma visão diferente do mundo. A economia globalizada; os intercâmbios culturais cada vez maiores; as divulgações das culturas dos povos; entre outros; têm contribuído para que nós, por exemplo, possamos experimentar alguns hábitos e costumes de outros povos. Isso tem sido a principal razão para o aumento do interesse pelos pratos típicos de várias regiões do mundo, ao que estamos chamando de Cozinha Internacional.

Pois bem, você, que é ou que pretende ser chef de cozinha, precisa se qualificar; precisa conhecer um pouco da história gastronômica dos outros países; e também saber elaborar os principais pratos típicos de cada região.

Com o Curso de Cozinha Internacional do CPT – Centro de Produções Técnicas, você conhecerá como um profissional de cozinha poderá alcançar o sucesso a partir dos conhecimentos gastronômicos de outros países. Este curso é constituído de Parte I e II, e nele você terá a oportunidade de aprender a elaborar os principais pratos das seguintes regiões: França; México, Maghreb (Marrocos, Tunísia, Argélia, Líbia e Mauritânia); Itália; Espanha; Alemanha; e Países Nórdicos (Suécia, Finlândia, Noruega, Dinamarca e Islândia). Todas as informações são de responsabilidade do Chef Rosny Gerdes Filho, professor da HOTEC, formado em Gastronomia e possuidor de grande experiência internacional como chef de cozinha.

Apresentaremos, aqui, um pouco da história gastronômica da Itália seguida de uma deliciosa receita. Confira!

 

 


Um passeio pela Itália

Seguir as origens da cozinha Italiana, partindo da antiga Roma, buscando o seu desenvolvimento ao longo dos séculos e procurando as suas raízes e motivações, significa reafirmar a vitalidade e a relevância dessa importante “fatia” da herança cultural e histórica da Itália. A alimentação dos antigos romanos era demasiadamente simples, uma vez que o seu modo de vida era igualmente simples.

Pães de diversas qualidades, feitos com leite, azeite e pimentas ou sêmola e com formatos achatados, como a foccacia ou mesmo biscoitos semelhantes a bolachas de água e sal predominavam.

A única bebida consumida pelos romanos era o vinho, aromatizado com pétalas de rosa, violetas e limão, com canela e cravo da índia.

Foi durante a Idade Média que começou a tomar forma uma cozinha internacional, desmentindo a imagem popular de um período de decadência e regresso geral ao estado selvagem.

Na próxima página, como preparar o Risotto Alla Milanese.

 

 

 


Risotto Alla Milanese

Ingredientes:

  • 75 g de manteiga
  • 50 g de tutano de boi picado
  • 50 g de alho poró cortado em brunoise
  • 350 g arroz para risoto italiano
  • 250 ml vinho branco seco
  • 1,5 ml fundo claro de carne
  • 50 g queijo parmesão ralado
  • sal; pimenta-do-reino escura, moída; açafrão em pó - a gosto

Modo de preparo:

Coloque a frigideira no fogo e adicione manteiga e espere derreter. Quando isso acontecer, coloque o alho poró e misture. Em seguida, adicione o arroz e misture novamente, até ficar bem homogêneo. Neste momento, adicione o vinho e continue misturando. Espere uns dois a três minutos até evaporar o álcool e adicione o fundo de carne com o açafrão em pó já dissolvido. Adicione o tutano de boi, misture novamente e deixe cozinhar bem. Durante o cozimento, tempere o risoto com sal e pimenta-do-reino moída.

Vinho sendo adicionado à preparação do Risotto.

O arroz para risoto deve possuir maior teor de amido. Nos primeiros instantes do cozimento, ele libera esse amido e se torna mais firme. Por isso, pode ser necessária a adição de um pouco mais de fundo de carne.

Para esta preparação, estar no ponto significa estar “al dente” no costume italiano, que é quando o produto estará cozido, porém um pouco mais duro do que estaria no ponto “al dente” brasileiro.

Quando o arroz estiver cozido no ponto desejado, desligue o fogo. Coloque a manteiga e misture para derretê-la. Em seguida, adicione o queijo parmesão ralado e continue misturando. Experimente mais uma vez e acerte os temperos, se necessário.

Queijo parmesão ralado sendo adicionado ao Risotto.

Quando a preparação adquirir uma consistência cremosa, significa que o risoto estará pronto para ser servido. Coloque uma porção de risoto em um prato e sirva ainda quente.

 

 

Emprego e Renda 15-03-2012 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.