Centro de Produções Técnicas
Voltar

Como tornar seu sítio lucrativo

O segredo da lucratividade não está na quantidade de terra que se possui, mas o que se faz com ela

Cursos Cpt Sitio Lucrativo   edium As inúmeras crises econômicas, os avanços tecnológicos, a globalização e a cascata de impostos são alguns fatores que contribuem para a desvalorização dos pequenos produtores rurais.

Mas nem tudo está perdido.


Saber entender que é preciso fazer mudanças para continuar e usar a criatividade para desenvolver métodos de superação e posterior crescimento é o trunfo de dezenas de pequenos proprietários que não sucumbiram às crises por mudarem de estratégias.

Alguns dos principais problemas enfrentados pelo pequeno produtor rural brasileiro:

  • impostos cobrados pelo governo
  • insumo
  • globalização
  • juros extorsivos
  • custos trabalhistas
A agricultura familiar é sustentada por três processos que trazem rentabilidade a esse produtor. O manejo integrado é responsável por baixar os custos da produção, a verticalização agrega valor ao produto e o canal direto de comercialização otimiza as vendas.  Esse é o primeiro passo, aliado a uma conscientização da importância de adotar tecnologia simplificada de baixo custo, para o alcance da produtividade.

A agropecuária é ampla e diversificada. O pequeno agricultor tem uma gama de opções para trabalhar – trabalho com animais e vegetais, da pecuária de leite e corte à criação de animais silvestres, passando pela avicultura, até o trato direto com frutas, hortas e outros cultivos. Para quem lida com plantações é interessante conhecer as novas tecnologias relacionadas com o setor como o cultivo orgânico, hidroponia, cultivo em estufa.

E não é preciso escolher apenas um desses segmentos. É possível trabalhar com um misto deles e ainda implementar o turismo rural – agregando valores aos produtos e serviços. Mas não se esqueça que é muito importante conhecer bem os processos envolvidos na produção do que foi escolhido para trabalhar. Antes de implantar qualquer novidade tenha conhecimento do que vai ser implementado e qual a aceitação para que seja feita a melhor escolha. Outro ponto a ser lembrado é que não adianta usar e abusar de todos os recursos tecnológicos e formas de aumento de lucro se não tiver capacidade administrativa. Portanto, a gestão do sítio não pode ser falha.

Manejo integrado

Cursos Cpt Galinhas Caipiras   ediumO manejo integrado é capacidade de baixar custo de produção com o reaproveitamento do que sobra em uma cultura em outra.

Alguns exemplos de manejo integrado: a cama do pintinho na dieta dos ovinos, o esterco do porco no ciscódromo para a galinha caipira, esterco líquido na capineira, o esterco seco como base do larvário dentre outras inúmeras possibilidades.

O ciscódromo é um tanque de drenagem dividido em três compartimentos onde se drena o chorume. O tanque precisa ter uma declividade de um a dois porcento, o que faz com que uma parte dos dejetos sólidos fique depositada no fundo e a água possa passar para o destino final. Esse compartimento tem esse nome porque os frangos ciscam e comem o resto de ração que não foi aproveitada pelos suínos.

O larvário é um anel de concreto enterrado usado para criar larvas de moscas domésticas que se reproduzem nos estercos. As larvas das moscas são excelente fonte de proteína, a custo zero, e essencial para o crescimento dos frangos.

Verticalização

A verticalização é o chamado agregar valor aos produtos. Significa também ter o direito de dominar todas as etapas da produção (plantar, criar, colher, transformar, embalar e vender o próprio produto).
Acompanhe na tabela abaixo o valor de produtos comercializados no mercado comum e aos pratos servidos nos restaurantes (com semelhança de forma e conteúdo).

Produto

Preço no mercado comum (U$)

Preço no mercado otimizado pelo turismo (U$)

Leitão de 50 dias

16,00

78,00

Ave caipira de 150 dias

2,40

10,92

Pernil (5kg)

8,00

35,20

Lingüiça pura (1kg)

1,60

8,40

Couve (molho)

0,32

 

Dólar a R$2,50

Canal Direto de comercialização

O canal direto de comercialização é muito importante porque o lucro que ficaria na mão de um atravessador fica com o produtor. Além disso, como é ele próprio que possui esse canal, o atendimento é diferenciado e o preço pago pela mercadoria é melhor.
Algumas maneiras de entregar o produto diretamente nas mãos do consumidor são por meio das feiras e a entrega em casa. As feiras são importantes porque normalmente criam um elo de ligação entre produtor e consumidor. A entrega em casa também pode trazer a mesma empatia produtor/cliente e o conquista, ganhando sua fidelidade nas compras.

Turismo Rural

É chamado de turismo rural a atividade turística realizada no campo que tem compromisso com a produtividade agregando valores aos produtos e serviços da sua propriedade. O turismo rural resgata a valorização do local onde está inserida a propriedade e promove o patrimônio cultural da comunidade.
O turismo rural precisa ser fundamentado em quatro pilares. A atividade deve ser:

  • Economicamente viável
  • Ecologicamente correta
  • Socialmente justa
  • Verdadeiramente rural

Cursos Cpt Setinha AmarelaEmprego e Renda, em sua segunda edição, publicou o minicurso sobre Turismo Rural

Investimentos

Cursos Cpt Estabulo   ediumInvestimentos com instalações fixas Uma das principais preocupações do produtor são os custos gerados com as instalações fixas. É preciso saber economizar e baratear os custos dessa etapa. O muro e o pré-moldado são boas dicas por serem mais em conta e fáceis de fazer.

No momento da compra dos equipamentos é relevante saber reaproveitar e não se deixar levar pelo ato mecânico de consumir. Um exemplo prático e real: na Granja Nova Cambuci, em Brasília/DF, as cortinas do galpão são feitas de saco de ração e as caixas para o transporte dos pintinhos é usado como comedouros para eles na fase inicial da vida.

Cursos Cpt Setinha AmarelaAlimentação dos animais
Comprar ração no comércio é muito caro e pode ficar inviável para o pequeno produtor. Fazer sua própria ração também devido ao alto custo dos equipamentos necessários. Observando esse cenário, uma saída para resolver esse problema é a união de pequenos produtores em cooperativa. Ao valer-se do verdadeiro cooperativismo, e prevalecendo os interesses comuns, a ração pode ser obtida na quantidade necessária por um baixo custo.
Na tabela abaixo, você pode acompanhar a quantidade de alimentos para os animais da Granja Nova Cambuci.

 

Alimento

Ano sim

Ano não

Salada verde (ano sim: restos de hortaliças e ano não: leguminosas) 50 kg/dia

 

150 kg/dia

 

Volumosos capineira (capim cameron e cana-de-açúcar) 250 kg/dia 250 kg/dia
Ração 250 kg/dia 250 kg/dia

 

Sugestões para implementar em seu sítio

 

Cursos Cpt Setinha AmarelaCriação de suíno

 

A criação de suínos é uma das grandes responsáveis pelo lucro dentro de uma propriedade rural, desde que feita de forma inteligente e racionalmente conduzida. Os suínos são considerados a atividade mais rentável, pois podem ser criados de forma lucrativa dentro de fazendas ou pequenas chácaras. O capital inicial é relativamente baixo e a atividade supera em lucro quase todos os animais domésticos. Estes animais requerem, de certa forma, pouca atenção, e proliferam em boa quantidade.
O porco é um dos animais domésticos que mais se adapta às condições climáticas e seu rendimento em carne é muito maior em relação ao alimento que consome. Algumas características dos suínos:

 

  • Grande prolificidade
  • Docilidade
  • Rusticidade
  • Melhorador de terra
  • Restitui elementos de valor por meio de suas dejeções

 

Para se conduzir uma criação de suínos com êxito são necessários os seguintes quesitos:

 

  • animais de boa linhagem e procedência
  • instalações e equipamentos eficientes
  • alimentação racional
  • cultivo de alimentos dentro da propriedade
  • assistência ao rebanho
  • escrituração zootécnica e escrituração econômica racionalizada (custo de produção)

 

Avicultura

Cursos Cpt Galinheiro   ediumAs características das galinhas variam de acordo com cada raça. Por exemplo, as mais claras têm mais tolerância ao calor do que as mais escuras; as mais pesadas não voam tão alto quanto as mais leves; algumas raças são melhores mães; outras, põem mais ovos.
Acompanhe, nos quadros abaixo, as principais características de algumas raças exóticas de galinhas.

 

 

 

Pescoço Pelado – Vermelho Mesclado

Acoblack – Caipira Preto e com Pescoço Pelado

Gigante Negro – Caipira Francês: Preto Esverdeado

Fácil manejo

Bico e patas pretos

Pescoço emplumado

Aptidão para carne

Penas pretas e esverdeadas

Bico e patas pretos

Pele fina e sem acúmulo de gordura

Pescoço, crista e barbela vermelho sangue

Macho usado na avicultura orgânica p/ ovos galados

Produção em escala

Porte esguio, canelas longas

Criação em semiconfinação

A mais criada no Brasil

Carne magra, baixo colesterol

Aceitação no mercado de ave viva e ornamental

Aves de corte (pesados)

 

 

Carijó pesado – Caipira Francês Pedrês

Pesado Vermelho – Caipira Francês Vermelho Escuro

Carijó Pescoço Pelado – Caipira Francês Pedrês

Penas com pontos preto e branco em todo o corpo

Pescoço emplumado

Pescoço pelado

Pescoço emplumado

Bico, patas e pele amarela

Pele fina e sem gordura

Beleza de pernas

Penas de cor vermelho forte

Ótima para clima quente

Bico, patas e pele amarelas

Peito forte e avantajado

Bico, pata, pele amarelos

Ótima para comercialização viva

Ave rústica para o campo e alimentação alternativa

Crista e pescoço de cor vermelho sangue

Excelente produtora de carne nobre

Fácil comercialização tanto viva quanto abatida

Apresentado em restaurantes requintados

Aves de corte (pesadão)

 

 

Máster Griss

Pesadão Vermelho

Pescoço emplumado

Pescoço emplumado

Pigmento amarelo forte nas pele, patas e bicos

Penas vermelho claro

Penas de coloração exótica e inconfundível

Porte grande e peito avantajado

Porte grande e canelas compridas, adaptadas ao campo

Cor branca no rabo e na extremidade das pernas

Aceita bem a alimentação alternativa

Excelente rendimento quando abatida

Aves de corte (super peso)

 

 

Isa Brown – ovos de granja

Caipira Negra – ovos caipira

Penas vermelhas claras

Penas pretas e brilhosas com plumas avermelhadas na cabeça

Patas e bico amarelos

Galinha de médio porte

Ovos grandes e vermelho escuro

Acima de 150 dias consome 180 g de ração/dia

Ave de pequeno porte

Criada no sistema semi-intensivo

Consumo de ração: 115 g/dia

Produz 270 ovos/ano

Produz 300 ovos/ano

Bicos e patas pretos

Aves de postura

 

Ovinocultura

O ovino é uma espécie de grande importância que se difundiu por quase todo o mundo. No Brasil, a perspectiva de produção de carne é muito boa. É um mercado com espaço para o crescimento, pois a produção nacional não atende o consumo. Por sua facilidade de criação é mais uma opção para o produtor rural.

Cursos Cpt Ovino   edium

Existe a crença de que os ovinos são espécies oriundas de regiões frias. Esse conceito é enganoso, pois dos animais domésticos, eles são uns dos que melhor se adaptam às altas temperaturas – desde que a umidade relativa do ar seja baixa. Isso acontece porque a lã é um isolante térmico, que protege os animais do frio, mas também do calor.

Cultivo em estufa

O cultivo em estufa oferece a possibilidade do produtor rural cultivar os produtos mesmo fora de sua época natural e de proteger as plantas da sazonalidade, obtendo lucro no período das entressafras. Além de acelerar a produção, a qualidade do produto final também é maior, pois dessa forma é possível controlar as condições climáticas, o fornecimento de água e nutrientes e dificultar o aparecimento de pragas.

Os modelos de estufa mais usados são: o modelo capela (conhecido também por treliça), o modelo arco (o mais evoluído das estufas de madeira) e o modelo londrina (basicamente construída de esteio e arame).

Vídeo Como tornar seu sítio lucrativo:

  

Você vai gostar de ler:
Segurança no trabalho rural
A forma de trabalho vem mudando com o passar dos anos tanto em seus aspectos técnicos quanto nas relações entre o empregador e o trabalhador. Com isso, novas definições e condutas resultam em dis...
Reduzir custos de energia na fazenda
O crescente uso de energia elétrica no meio rural aumenta a cada dia e, com isso, o setor apresenta desenvolvimento significativo. Melhora o padrão de vida das pessoas, aumenta a produtividade, a pr...
Segurança em Propriedades Rurais
  O mundo moderno oferece inúmeras vantagens à sociedade, porém, nos traz um enorme desconforto. A violência cresce a cada dia. O meio rural, que já foi sinônimo de paz e tranqüilidade, hoje,...

Deixe seu comentário

  • Avatar Default  an

    Silvana Teixeira

    Postado em 2014-07-21 08:49:31

    Olá, José!

    Agradecemos pela visita e comentário em nosso site.

    Aconselhamos que você peça ajuda a um especialista para que tire o melhor proveito possível da sua propriedade. Ele poderá aconselhá-lo sobre a melhor atividade a ser desenvolvida levando-se em consideração aspectos como a região, o clima, o tipo de solo, o comércio local, entre outros.

    Atenciosamente,

    Responder ao comentário

  • Avatar Default  an

    José Oliveira dos Santos

    Postado em 2014-07-19 10:52:08

    MUITO ESCLARECEDOR. EM CHÁCARAS E TENHO AS MESMAS POSSIBILIDADES DE SUCESSO? GRATO...

    Responder ao comentário

  • Avatar Default  an

    Silvana Teixeira

    Postado em 2014-07-08 09:10:44

    Olá, Brito!

    Agradecemos pela visita e comentário em nosso site.

    Aconselhamos que procure a ajuda de um especialista, para que este possa avaliar alguns fatores de extrema importância para o sucesso da sua investida. Entre eles:avaliação do tamanho da área disponível, topografia, tipo de solo, existência de água em quantidade e de qualidade, proximidade com centros urbanos, fornecedores de insumos, mão de obra capacitada para o trabalho rural, mercado consumidor, entre outros. Feito este levantamento, juntos, vocês conseguirão montar um plano de negócio, fazendo-se a correta distribuição das atividades, de acordo com o tamanho do empreendimento desejado. Não deixe de conversar com os produtores da sua região, certificando-se das reais possibilidades de lucro e sucesso das atividades escolhidas.

    Atenciosamente,

    Responder ao comentário

  • Avatar Default  an

    Brito

    Postado em 2014-07-07 23:27:25

    Boa noite,
    Parabéns pelo empreendimento. Gostei bastante do texto. E tenho uma dúvida. Qual seria o tamanho mínimo de uma área para que possa gerar renda com as atividades citadas?
    Obrigado,
    Brito.

    Responder ao comentário

  • Avatar Default  an

    Silvana Teixeira

    Postado em 2014-07-07 10:02:38

    Olá, José!

    Agradecemos pela visita e comentário em nosso site.

    Acreditamos que o Curso Como Tornar o seu Sítio Lucrativo, produzido pelo Centro de Produções Técnicas, muito poderá lhe ajudar.

    Atenciosamente

    Responder ao comentário

  • Avatar Default  an

    josé de lima

    Postado em 2014-07-05 13:13:17

    tenho um aréa de 1.600 m;2 estou com duvidas sob o quer produzi no sitio

    Responder ao comentário

  • Avatar Default  an

    tiago paluski

    Postado em 2014-05-22 21:42:21

    "Muito bom ótima forma de empreendimento lucrativo "

    Responder ao comentário