Curso Criação de Peixes - Adubação e calagem

Calagem A calagem é a principal técnica para melhorar a qualidade da água nos viveiros de piscicultura em solos ácidos.

Calagem

A calagem é a principal técnica para melhorar a qualidade da água nos viveiros de piscicultura em solos ácidos.

Basicamente, a calagem resume-se à aplicação de um composto rico em cálcio ou em uma combinação de cálcio e magnésio, de forma que a presença de um íon negativo venha a neutralizar a acidez do meio.

Os compostos mais usados para a calagem são: a cal virgem (CaO); a cal hidratada ou hidróxido de cálcio (Ca (OH)2) e o calcário (CaCO3). A cal virgem é usada para esterilizar o fundo dos tanques e não deve ser aplicada diretamente na água, mas com o tanque ainda seco.

Calagem

 

Tanques vazios

 

fonte de CaO

kg/ha

Cal virgem 1000 - 1500

1000 - 1500

Cal hidratada 1300 - 2000

1300 - 2000

Calcário 2000 – 3000

2000 – 3000


Adubação

A principal finalidade da adubação é a de estimular o desenvolvimento de organismos que

irão servir de alimento aos peixes em cultivo.

A adubação dos viveiros pode ser química ou orgânica.

A) Fertilizantes Químicos

Todos os fertilizantes químicos usados em piscicultura devem ter alto grau de solubilidade.
Entre os nitrogenados, o de uso mais comum é o sulfato de amônio, que contém cerca de 21% de nitrogênio. Também pode-se usar a ureia. Entretanto, as algas só utilizam o nitrogênio deste fertilizante depois que ele é mineralizado por microrganismos.

Quanto ao fósforo, os fertilizantes químicos mais usados são os superfosfatos simples e triplos.

Além das necessidades de nutrientes e da sua disponibilidade, a taxa de fertilização também é afetada pelas reações químicas que ocorrem na água dos viveiros.

Existe um equilíbrio bem estável entre o fósforo dissolvido na água e o combinado aos sólidos, principalmente ao solo do fundo dos tanques, assim como entre a concentração de nitrogênio na água e na atmosfera. A aplicação de fosfato ou nitrogênio em forma solúvel perturba este equilíbrio, que tende a ser rapidamente restabelecido.

No caso de fertilizantes fosfatados, o excesso de fosfato precipita-se na forma de compostos insolúveis. No caso do excesso de nitrogênio, este é liberado como amônia gasosa para a atmosfera. Portanto, não há nenhuma justificativa biológica ou econômica para adicionar doses maiores que 0,5 mg de fósforo por litro ou 1,4 mg de nitrogênio por litro.

A aplicação dos adubos químicos deve ser feita de tal forma que o material se espalhe uniformemente por todo o tanque.


B) Fertilizantes Orgânicos

Esse tipo de fertilizante é também denominado de adubo orgânico ou esterco (quanto se trata de fezes de animais domésticos).

O uso de adubos orgânicos em viveiros de piscicultura não é algo recente. Tem sido aplicado na China há milênios e, em outros países, há séculos. A composição química e o tamanho das partículas são os principais fatores a se considerar na escolha e uso de um adubo orgânico.

De um modo geral, quanto menores as partículas e quanto melhor distribuídas na área do viveiro, melhores serão os resultados da adubação.

Veja também:

Curso completo de Criação de peixes

A piscicultura no Brasil

Construção e abastecimento de tanques

Produção dos peixes


Victor Monteiro 30-10-2012 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

CARLOS ROBERTO

20-04-2017

Olá gostaria de saber se em São Paulo tem curso ou palestras sobre este ramo estou desbravando este conhecimento obrigado.

Resposta do Emprego e Renda

24-04-2017

Olá Carlos Roberto, Temos um curso totalmente a distância sobre a criação de peixes. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato para mais informações sobre os cursos. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos

Jefteacute Mauriacutecio Pinto

20-07-2016

Estou me graduando em MED VET e acho muito interessantes essa área de peixes, possivelmente será minha especialização, Parabéns aos idealizadores do site.

Resposta do Emprego e Renda

21-07-2016

Olá Jefté, Que bom que nosso conteúdo pode lhe auxiliar. Agradecemos Ana Carolina dos Santos

juliane ferro

26-11-2015

desde já agradeço a iniciativa , quero dizer que ajudou muito no tanque de peixes ornamentais que estou fazendo obrigada

Resposta do Emprego e Renda

26-11-2015

Olá, Juliane! Que bom que gostou.. Ficamos felizes :)

Silvana Teixeira

07-08-2014

Olá, Carlos! Agradecemos pela visita e comentário em nosso site. Atenciosamente,

carlos

06-08-2014

achei intereçante