Curso Cozinha Mineira - Localização e Instalação do restaurante

A cozinha mineira está muito ligada à terra e muitos restaurantes estão situados no meio rural em restaurantes às margens de rodovias e em

A cozinha mineira está muito ligada à terra e muitos restaurantes estão situados no meio rural em restaurantes às margens de rodovias e em estalagens, hotéis-fazenda ou sítios, em virtude do grande crescimento do turismo rural no Brasil. Nos centros urbanos, o ideal é que seja instalado em local acessível, com facilidade para estacionamento.

Atualmente o seu espaço tem se ampliado tanto que ela está chegando aos empresários e demais consumidores em requisitadas praças de alimentação dos shoppings das capitais e de outras grandes metrópoles.

Geralmente, são escolhidas casas no estilo colonial mineiro para se instalar este tipo de restaurante, mas, como mencionado, existem restaurantes instalados em construções mais modernas. São muito aconchegantes também os restaurantes em que o fogão de lenha está presente, porém, quase sempre a comida é preparada na cozinha em fogões convencionais e transferida para o fogão de lenha aceso que funciona como buffet.

Você pode, também, servir a comida mineira combinada a outros tipos de lanches no inverno, elaborando um setor de caldos: feijão, canjica, canjiquinha etc., que são atraentes no inverno, mesmo em lanches rápidos.

Se for no meio rural, o ideal é que a maioria das preparações sejam feitas mesmo no fogão a lenha, pois ele é, junto com as panelas de barro, de pedra e de ferro, símbolo da culinária mineira.

A cozinha deve ser ampla, com paredes revestidas de azulejo; o piso deve ser de material resistente e facilmente lavável; é imprescindível, também, que haja banheiros e vestiários para funcionários com instalações separadas para homens e mulheres.

No mais, a cozinha deve obedecer aos padrões ideais exigidos pela legislação e pela modernidade; inclusive deve ser equipada com fogão industrial, geladeira, freezer, forno de micro-ondas, forno elétrico, liquidificadores etc. Deve-se também atender às exigências em relação à segurança, com extintores de incêndio etc. Para inteirar-se de todos os pormenores, é prudente o empreendedor consultar a legislação da sua cidade.

As panelas típicas são marca registrada da cozinha mineira; elas devem ser resistentes e com fundo mais grosso principalmente se for usar o fogão a lenha. Como você já viu no filme, não é a panela nem o fogão a lenha os responsáveis pelo sucesso da boa comida; ela é resultado do refogado bem feito, do capricho, da paciência, e do empenho em seguir na íntegra as receitas.

Para servir, muitas são as opções. A maioria serve em fogão a lenha; as panelas são dispostas no fogão e o cliente se serve à vontade, porém, alguns também servem os pratos em balcões industriais ou mesmo adaptados. O ideal é que o balcão possua um sistema que mantenha a temperatura dos pratos.

Veja também:

Curso completo de Cozinha Mineira:

Surgimento e características principais

Aprenda a fazer feijão tropeiro

Aprenda a fazer quindim

Aprenda a fazer o licor de pequi

Victor Monteiro 07-11-2012 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Eliana Baptista de Pádua

14-02-2021

Gostaria de informações sobre o curso de cozinha mineira.

Resposta do Emprego e Renda

03-03-2021

Olá,Eliana Baptista

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber do seu interesse em nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Cleber maia

21-04-2017

Gostei muito da matéria, e estou correndo contra o tempo pois quero ter noções da comida mineira para que consiga abri o meu tão sonhado RESTAURANTE mineiro

Resposta do Emprego e Renda

24-04-2017

Olá Cleber maia, Que bom que você gostou da nossa matéria. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos

Silvana

04-09-2014

Olá, Maria! Agradecemos pela visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato para maiores informações sobre o Curso CPT da área Cozinha Profissional. Atenciosamente,

maria spolador

03-09-2014

gostaria de montar um rstaurante com comidas típicas mineira e nao sei por onde começar ...já estou na área em comidas em outro restaurante