Curso Como Montar e Administrar uma Padaria - Concorrência

O Mercado de panificação está cada vez mais concorrido devido a mudança no perfil e do hábito do consumidor, além da abertura indiscriminada de padarias, às vezes com menos de 50 m de distância entre elas. Com a queda do decreto lei no 210, em 1961, a mudança do setor foi radical através da entrada de novos empresários no setor de panificação, muitas vezes por influência de órgãos governamentais, havendo uma explosão na abertura de padarias indiscriminadamente.

Grande parte da concorrência vem, no entanto, dos supermercados (são cerca de 3.600 fabricando pães) que utilizam os pães como construtores de tráfego para atraírem consumidores à sua loja com prática de vendas de pães com preço abaixo do custo. O preço menor e a comodidade são fatores determinantes para a compra de pães nos supermercados. Também existem as padarias/indústrias de pães clandestinas (ou fundo de quintal) onde sem nenhuma higiene, regularização, registros contábeis ou trabalhistas, pagamentos de impostos e taxas, além da apropriação indevida de energias e de água, produzem e vendem em carros ambulantes ou bicicletas. Hoje o mercado clandestino representa cerca de 30% do total do mercado.

No entanto, existem outros pontos que são muito favoráveis às padarias. Em pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, em 11 capitais brasileiras, detectou-se que o principal ponto que orienta as novas posturas do setor é o binômio preçoqualidade, caracterizado pela diversidade dos produtos oferecidos, conforto no acesso, estacionamento, ambiente agradável, apresentação, atenção e presteza dos funcionários.

De acordo com dados encontrados na literatura, o consumidor prefere comprar pão principalmente na padaria (85% dos casos). Somente 6,9% dos entrevistados preferem comprar pão em supermercados, enquanto lojas de conveniência e outros estabelecimentos respondem por 8,1%.

A preferência pelas padarias se deve ao fato de o estabelecimento estar próximo à residência ou ao local de trabalho como o principal fator de consumo. Outra questão importante, que também é decisiva para que a grande maioria dos consumidores prefiram as padarias tradicionais é a qualidade do pão que é melhor (sabor, maciez e temperatura) e a maior variedade de produtos, além de o atendimento ser mais rápido e a higiene melhor.

Fregueses querem mais agilidade e mais espaço. Segundo revelou uma pesquisa realizada pela ABIP (Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria - relatório setorial BNDES / Maio de 2001), os entrevistados apontaram mais agilidade e rapidez no atendimento e mais espaço físico para os fregueses, além de mais higiene, como pontos fundamentais para serem melhorados nas padarias.

Quando analisamos as padarias em funcionamento, os principais pontos responsáveis pela dificuldade do setor são os seguintes:

  • Faturamento em queda devido a dificuldades econômicas conjunturais, principalmente pelo declínio na renda familiar do consumidor e pela concentração do varejo.
  • Fechamento de padarias em função de concorrência predatória e clandestina.
  • Falta de capital de giro e para investimento.
  • Consumo de pão estável.
  • Pequeno tamanho das padarias com pequeno mix de produtos e serviços.
  • Baixa produtividade (54% de ociosidade).
  • Vendas praticadas pelos clandestinos ambulantes.
  • Baixa utilização do pão nos programas institucionais de alimentação.
  • Concorrência predatória (o maior engole o menor) e desigual.

Porém, quando analisamos o setor, de modo geral, observamos indicadores muito favoráveis às padarias. Apesar de existirem muitas padarias em funcionamento (praticamente toda cidade brasileira possui, pelo menos uma) e da concorrência forte, esta pode ser uma boa opção de negócio, e a sua capacidade de renda poderá ser relativamente alta se comparada com alguns outros investimentos.

Para se ter idéia, as padarias brasileiras contam com cerca de 40 milhões de visitas diárias, ou 1,2 bilhões de visitas mensais; A significativa parcela de 27% dos consumidores freqüenta as padarias mais de uma vez por dia. Esses dados apurados em pesquisas apontou que a padaria é o setor mais visitado pelo consumidor com uma média de 16 visitas mensais.

E, se a grande maioria dos clientes gostam e, ou, preferem fazer compras nas padarias, o que precisa ser feito é o seguinte: baixar o preço para se tornar mais competitivo e aumentar a gama de produtos oferecidos na padaria. É por isso que esse procedimento vem aumentando, consideravelmente, nos últimos anos, e já pode ser considerado uma tendência das boas padarias.

Veja também:

Curso completo de como montar e administrar uma padaria

Tipos de padaria

Pesquisa de mercado

Investimento inicial

Layout da padaria

Produtos comercializados

Victor Monteiro 18-12-2012 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.