Curso Como Produzir Bolos e Biscoitos - Mercado Alvo

O mercado de bolos e biscoitos é bastante diversificado, compreendendo quilões, feiras livres, lojas especializadas (delicatessem), supermercados, padarias, restaurantes e lanchonetes a beira de rodovias e também restaurantes e hotéis.

Além desses estabelecimentos comerciais, também há clientes potenciais em escolas e creches (principalmente em programas de merenda escolar), assim como hospitais e restaurantes de empresas,entre outros.

Nota-se, ainda, um crescente número de produtores pequenos e anônimos que distribuem seus produtos porta a porta (seja em casas ou empresas), nas ruas ou em eventos diversos (esportivos, musicais, culturais etc.), principalmente em cidades maiores.

Nas cidades menores, a prática mais comum tem sido a inclusão das fábricas locais de biscoitos nos roteiros turísticos, assim como a presença desses fabricantes em feiras e eventos da própria cidade/região; essas iniciativas tentam compensar a dificuldade das microempresas para colocar seus produtos em pontos de vendas situados a distâncias maiores.

Assim, podem ser identificadas duas categorias básicas de potenciais demandadores do produto:

a) Aqueles que utilizam o produto para consumo direto dos seus clientes:

restaurantes e hotéis (café da manhã, sobremesa etc.)

b) Aqueles que compram para revenda: Supermercados, quilões, padarias etc.

A preferência do mercado deverá ser acompanhada de perto e orientará a oferta do “mix” (composição) de tipos de bolos e biscoitos, conjuntamente com a disponibilidade de matéria-prima (preços, quantidade e qualidade etc.).

Alguns fatores são fundamentais para a conquista de mercado:

  • a qualidade;
  • o preço;
  • a propaganda;
  • a aparência (vidro e rótulo).

A produção caseira normalmente atende mercados bem segmentados, que também podem ser chamados de “nichos”. O importante é conseguir identificar e caracterizar esse nicho e,logicamente, trabalhá-lo.

Esses nichos estão associados, na maioria das vezes, a:

  • busca de produtos mais saudáveis e naturais
  • ao casamento do produto às características da região. esse nicho tem crescido com o agroturismo;
  • a questões de natureza cultural (produto típico como o vinho, a polenta etc.)
  • um consumidor mais exigente em termos da qualidade do produto.

Veja também:

Curso completo de Como produzir bolos e biscoitos

Introdução

Localização e construção

Segurança alimentar e higiente pessoal

Receita do biscoito de coco

Receita do bolo de cenoura

Aspectos legais do negócio

Victor Monteiro 04-02-2013 Cursos

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