O mercado de bolos e biscoitos é bastante diversificado, compreendendo quilões, feiras livres, lojas especializadas (delicatessem), supermercados, padarias, restaurantes e lanchonetes a beira de rodovias e também restaurantes e hotéis.
Além desses estabelecimentos comerciais, também há clientes potenciais em escolas e creches (principalmente em programas de merenda escolar), assim como hospitais e restaurantes de empresas,entre outros.
Nota-se, ainda, um crescente número de produtores pequenos e anônimos que distribuem seus produtos porta a porta (seja em casas ou empresas), nas ruas ou em eventos diversos (esportivos, musicais, culturais etc.), principalmente em cidades maiores.
Nas cidades menores, a prática mais comum tem sido a inclusão das fábricas locais de biscoitos nos roteiros turísticos, assim como a presença desses fabricantes em feiras e eventos da própria cidade/região; essas iniciativas tentam compensar a dificuldade das microempresas para colocar seus produtos em pontos de vendas situados a distâncias maiores.
Assim, podem ser identificadas duas categorias básicas de potenciais demandadores do produto:
a) Aqueles que utilizam o produto para consumo direto dos seus clientes:
restaurantes e hotéis (café da manhã, sobremesa etc.)
b) Aqueles que compram para revenda: Supermercados, quilões, padarias etc.
A preferência do mercado deverá ser acompanhada de perto e orientará a oferta do mix (composição) de tipos de bolos e biscoitos, conjuntamente com a disponibilidade de matéria-prima (preços, quantidade e qualidade etc.).
Alguns fatores são fundamentais para a conquista de mercado:
A produção caseira normalmente atende mercados bem segmentados, que também podem ser chamados de nichos. O importante é conseguir identificar e caracterizar esse nicho e,logicamente, trabalhá-lo.
Esses nichos estão associados, na maioria das vezes, a:
Veja também:
Curso completo de Como produzir bolos e biscoitos