As pessoas são dotadas de uma série de atributos que fazem com que cada um tenha uma personalidade distinta. Às vezes, isso pode causar sérios conflitos, quando o trabalho em equipe é necessário. A boa administração desses conflitos vai ajudar, e muito,a melhorar o trabalho na sua empresa. Pensando no bem estar da sua empresa, o Portal Emprego e Renda, em parceria com o CPT Centro de Produções Técnicas trará para você uma série de conteúdos relacionados a Gestão de pessoas na Pequena Empresa - Parte 2, com diversos tópicos relacionados à solução de problemas relativos à gestão de pessoas. O material a ser apresentado foi extraído do curso "Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2".
11 sugestões para uma boa administração de conflitos
1.Procure soluções, não culpados
Focalize sua atenção nos ganhos em solucionar conflitos e esqueça a sessão de acusações mútuas. É a única saída para o desentendimento.
2.Analise a situação
Busque alternativas para solucionar os conflitos. Faça mudanças e depois avalie periodicamente o resultado, promovendo reuniões com os envolvidos.
3.Mantenha um clima de respeito
Ao dialogar com as partes envolvidas, mantenha sempre um clima de respeito e consideração, pois, assim, você sustentará o clima de entendimento entre as pessoas.
4.Aperfeiçoe a habilidade de ouvir e falar
Você não deve interromper a pessoa que estiver se explicando. Saiba ouvir as entrelinhas, isto é, o que ela não está dizendo mas insinuando por gestos, tom de voz e postura.
5.Seja construtivo ao fazer uma crítica
6.Procure a solução ganha-ganha
Na solução ganha-ganha, ambos os lados saem ganhando, sem impor ou humilhar a outra parte. Os conflitos ocorrem quando as pessoas se sentem frustradas ou humilhadas, ignoradas, não-reconhecidas, injustiçadas, inseguras, traídas, ou algo assim.
7.Mostre um exemplo de sucesso
Você pode exemplificar como o mesmo problema foi enfrentado pela pessoa X ou pelo departamento A, e que a solução foi encontrada utilizando o mesmo processo a ser adotado agora, provando, assim, sua eficiência.
8.Evite preconceitos
Preconceitos são os piores bloqueadores na administração de conflitos. Os preconceitos mais comuns estão relacionados a cor, religião, sexo, nacionalidade, idade, ideologia política, deficiência física e mental.
9.Mantenha a calma
Procure reagir com prudência ao receber más notícias e, sobretudo, não se irrite se alguém discordar de seu ponto de vista. Administrar conflitos significa também administrar a si mesmo e seu humor.
10.Conserve o objeto da discórdia exclusivamente entre os envolvidos
Tenha muito cuidado com propaganda para evidenciar seus feitos, lançar fofoca ou boatos a respeito de qualquer assunto.
11.Quando estiver errado, reconheça os erros
Isso não vai diminuir ou tornar vulnerável a sua liderança, como muitos supõem. Pelo contrário, você ganhará o respeito de todos por demonstrar que o seu interesse não é provar que você é perfeito ou infalível. Você deseja mesmo é buscar a melhor solução para o conflito, mesmo que, para isso, tenha de admitir que cometeu um erro.
Se você seguir esses passos, com certeza, vai solucionar senão todos, pelo menos a maioria dos conflitos que ocorrerem na sua empresa.
Veja também:
Curso completo "Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2"
Administração do Tempo |
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A relação empregado e empregador |