Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 - Administração de conflitos

As pessoas são dotadas de uma série de atributos que fazem com que cada um tenha uma personalidade distinta. Às vezes, isso pode causar sérios conflitos, quando o trabalho em equipe é necessário. A boa administração desses conflitos vai ajudar, e muito,a melhorar o trabalho na sua empresa. Pensando no bem estar da sua empresa, o Portal Emprego e Renda, em parceria com o CPT – Centro de Produções Técnicas trará para você uma série de conteúdos relacionados a Gestão de pessoas na Pequena Empresa - Parte 2, com diversos tópicos relacionados à solução de problemas relativos à gestão de pessoas. O material a ser apresentado foi extraído do curso "Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2".

11 sugestões para uma boa administração de conflitos

 1.Procure soluções, não culpados

 Focalize sua atenção nos ganhos em solucionar conflitos e esqueça a sessão de acusações mútuas. É a única saída para o desentendimento.

2.Analise a situação

Busque alternativas para solucionar os conflitos. Faça mudanças e depois avalie periodicamente o resultado, promovendo reuniões com os envolvidos.

3.Mantenha um clima de respeito

Ao dialogar com as partes envolvidas, mantenha sempre um clima de respeito e consideração, pois, assim, você sustentará o clima de entendimento entre as pessoas.

4.Aperfeiçoe a habilidade de ouvir e falar

Você não deve interromper a pessoa que estiver se explicando. Saiba ouvir as entrelinhas, isto é, o que ela não está dizendo mas insinuando por gestos, tom de voz e postura.

5.Seja construtivo ao fazer uma crítica

6.Procure a solução ganha-ganha

Na solução ganha-ganha, ambos os lados saem ganhando, sem impor ou humilhar a outra parte. Os conflitos ocorrem quando as pessoas se sentem frustradas ou humilhadas, ignoradas, não-reconhecidas, injustiçadas, inseguras, traídas, ou algo assim.

7.Mostre um exemplo de sucesso

Você pode exemplificar como o mesmo problema foi enfrentado pela pessoa X ou pelo departamento A, e que a solução foi encontrada utilizando o mesmo processo a ser adotado agora, provando, assim, sua eficiência.

8.Evite preconceitos

Preconceitos são os piores bloqueadores na administração de conflitos. Os preconceitos mais comuns estão relacionados a cor, religião, sexo, nacionalidade, idade, ideologia política, deficiência física e mental.

9.Mantenha a calma

Procure reagir com prudência ao receber más notícias e, sobretudo, não se irrite se alguém discordar de seu ponto de vista. Administrar conflitos significa também administrar a si mesmo e seu humor.

10.Conserve o objeto da discórdia exclusivamente entre os envolvidos

Tenha muito cuidado com propaganda para evidenciar seus feitos, lançar fofoca ou boatos a respeito de qualquer assunto.

11.Quando estiver errado, reconheça os erros

Isso não vai diminuir ou tornar vulnerável a sua liderança, como muitos supõem. Pelo contrário, você ganhará o respeito de todos por demonstrar que o seu interesse não é provar que você é perfeito ou infalível. Você deseja mesmo é buscar a melhor solução para o conflito, mesmo que, para isso, tenha de admitir que cometeu um erro.

Se você seguir esses passos, com certeza, vai solucionar senão todos, pelo menos a maioria dos conflitos que ocorrerem na sua empresa.

Veja também:

Curso completo "Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2"

Administração do Tempo
Os direitos do empregado
A relação empregado e empregador

 

Emprego e Renda 18-06-2013 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.