Curso Finanças na Família - Administração e Controle - Poupança e Investimentos

Após a família ter conseguido equilibrar o orçamento e quitar as dívidas, a meta é fazer com que sobre dinheiro. Como dinheiro que “sobrou”, pode-se dar início à estratégia de ampliar a riqueza, acumular capital e aumentar o patrimônio.

Você e sua família devem reunir-se para rever as metas que estabeleceram durante o exercício que fizeram anter iormente – para curto, médio e longo prazos - face os rendimentos previstos e garantidos.

Na construção de seu patrimônio, o dinheiro pode ser trabalhado de duas maneiras principais: uma para aumentar e valorizar seu patrimônio e a outra sob a forma de investimentos para gerar mais dinheiro.

Quanto à primeira, tem-se como exemplos:

a)caderneta de poupança;

b)fundos de investimentos; (FIF)

c)certificados de depósito bancário (CDB) e;

d)outros que sua instituição poderá lhe apresentar.

As aplicações desta natureza são chamadas de poupança, pois, geralmente, são feitas com o objetivo de juntar dinheiro visando ao investimento e a aquisições de bens, no futuro – lembre-se que a riqueza sólida é construída passo a passo.

A caderneta de poupança é a aplicação mais simples e tradicional. A rentabilidade é mais baixa, comparada a outras aplicações, porém, oferece uma série de vantagens compensadoras para o pequeno aplicador que, se somadas, constituem vantagens significativas. Entre estas, destacam-se: a isenção de imposto de renda, a alta liquidez, isto é, o aplicador pode dispor desse recurso rapidamente, em caso de urgência; podem ser aplicadas pequenas e grandes quantias; são oferecidas garantias que reduzem os riscos de perdas.

Investimentos em aplicações diversas

Os investimentos podem ser feitos de duas maneiras principais:

1. Aplicando-se o dinheiro em bens imóveis como casa, terreno, objetos de arte, dentre outros:

- Aplicação em bens imóveis simplesmente para valorização. Isto pode ser feito por meio da aquisição de um bem de valor real que possa se valorizar ao longo do tempo. Sendo esta uma forma de investimento, também tem seu risco, que deve ser muito bem avaliado. Por exemplo, a compra de um terreno em um bairro novo e que, hoje, parece em franco progresso. Passado um tempo, se confirmadas as previsões, o terreno se valorizou e você pôde obter lucro com a venda do mesmo. A avaliação deve levar em conta os gastos durante o período com: registros em cartórios, impostos, taxas municipais, limpeza periódica e outras obrigações referentes à posse. Porém, pode acontecer de você ter se enganado na avaliação do valor do lote e que o bairro não tenha se desenvolvido como era esperado. Com isso, o retorno do capital investido poderá ser nulo ou menor do que o esperado.

- Aquisição de imóveis para aluguel, uma forma de aumentar o patrimônio no momento presente, e assegurar uma renda futura, como uma forma de complementar a aposentadoria.

2. Na compra de títulos financeiros, em instituições credenciadas para isso.

- O prazo para resgate - quanto mais longo o prazo, maior será opercentual dos rendimentos;

- A variação dos rendimentos, podendo estes ser pré-fixados ou pós fixados; e com rendimentos variáveis - modalidade que remunera segundo os ganhos obtidos pelos títulos no período em questão. Os de renda fixa são aqueles cujas aplicações têm sua remuneração combinada, no momento da compra; ou por títulos pós-fixados, cuja remuneração é fixada de acordo com as taxas diárias de juros.

Todo investimento envolve riscos e, portanto, exige que o aplicador esteja devidamente informado, e que possa contar com alguém, um especialista ou seu agente bancário, para discutir, trocar informações e opiniões, e ajudá-lo a acompanhar as movimentações financeiras.

O material apresentado foi extraído do curso “Finanças na Família – Administração e Controle”, produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Nele, você irá saber como fazer a administração da renda familiar.

Emprego e Renda 19-07-2013 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.