Curso Como Administrar Pequenas Indústrias - Introdução à gestão da indústria

A melhor estratégia para administrar uma indústria, considerando a oferta de produtos e o relacionamento com os clientes, está longe de ser alcançada. Essa procura tem desafiado os administradores, preocupados em controlar os seus custos, colocar os produtos no mercado, com a máxima qualidade e com o menor preço.

A indústria vai suprir o comércio de produtos, e também os distribuidores e atacadistas. Com as facilidades da operação logística, ela pode vender diretamente ao consumidor final, se assim o desejar.

A indústria precisa de um bom canal de distribuição de seus produtos, e utiliza o atacado, o varejo e os prestadores de serviço. Por meio desses parceiros dessas entidades do mercado, conseguimos, através de um processo enxuto, oferecer o melhor para o cliente e com o preço justo.

Na maioria das vezes, entre a indústria e o consumidor, nós temos atacadistas, varejistas e prestadores de serviço. A indústria, então, precisa de um bom relacionamento com o consumidor final, através de outras empresas. Certamente, surge um complicador, quando uma indústria deixa de manter o bom relacionamento com outras empresas.

A produção exige, muitas vezes, uma estrutura de produção complexa, e necessita de um trabalho de gestão específico.

Toda indústria tem a sua particularidade relacionada aos temas listados acima. Neste curso, traremos questões genéricas sobre administração de indústrias. Nos relatos das visitas às empresas, você verá pontos importantes para ilustrar os conceitos. Procure adequar esses conceitos à sua realidade.

A adaptação a essa realidade será, cada vez mais, uma questão de sobrevivência. Quem esperar para ver o que acontece correrá sérios riscos.

Nos defrontamos com um mundo em constante mudança, e a atitude correta das pessoas é também a de mudar. A adaptação a essa realidade dinâmica, instável e evolutiva é fundamental para o gestor se posicionar diante desses desafios. A mudança é impulsionada por dois grandes fenômenos: a globalização e o ciclo de vida curto dos produtos.

A globalização mostra que fronteiras e barreiras comerciais estão desaparecendo. De qualquer lugar do planeta, graças ao comércio eletrônico, e graças às facilidades de logística e distribuição, uma empresa pode dominar mercados mundiais, estando no interior do país. Nada, nem ninguém, ficará de fora da competição global

O ciclo de vida de um produto vai do momento em que ele é introduzido no mercado até o seu declínio. Há 30 ou 40 anos, o ciclo era longo, e podia durar 10 anos. Hoje, esse ciclo dura um ano ou até alguns meses. Por isso, a inovação é questão de sobrevivência no mercado.

Qual é a solução? Não há dúvidas de que o caminho é buscar novas formas de gestão. E a base para essa nova gestão é a informação. É justamente para passar as informações necessárias a você que o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o "Curso Como Administrar Pequenas Indústrias".

Emprego e Renda 22-07-2013 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.