O planejamento estratégico na pequena empresa rural

Em uma pequena empresa rural é fundamental fazer um planejamento estratégico com informações sólidas, reduzindo as chances de fracasso.

Existem muitos fatores limitantes no gerenciamento de propriedades rurais e um dos principais é a ausência de um planejamento das atividades a serem desenvolvidas no sítio ou na fazenda.

Como fazer o planejamento estratégico?

Para definir qual a atividade principal do empreendimento rural, é fundamental fazer um planejamento estratégico com base em informações sólidas, reduzindo as chances de fracasso.

A palavra “planejar” tem vários significados em sua relação com o empreendedorismo. Vejamos alguns deles:

Planejar
1. Projetar um trabalho, serviço, ou empreendimento mais complexo
2. Determinar objetivos ou metas de um empreendimento
3. Coordenar meios e recursos para atingir um objetivo

O ato de conhecer as características ambientais da propriedade, tomando o solo como elemento estratificador de ambientes, dando a ele o uso mais adequado.

Além da questão ambiental, na definição da atividade principal do empreendimento, você também deverá levar em conta a s vantagens competitivas do seu negócio, delimitando as características fortes e os possíveis pontos fracos, definindo, com base nisso, as ações que deverão ser implementadas, para tornar o empreendimento sustentável.

Você também deverá levar em conta dois últimos aspectos fundamentais:

?A realidade financeira do empreendimento.

?As aspirações do empresário.

O passo a passo do planejamento

Para fazer um planejamento estratégico eficiente, o produtor rural deverá ter em mente seis fases sequenciais concatenadas a serem desenvolvidas no processo:

1)Escolha das atividades.

2)Diagnóstico.

3)Definição da missão do empreendimento.

4)Análise das vantagens competitivas.

5)Elaboração de projetos.

6)Preparação da gestão.

Vejamos cada uma delas.

1)Escolha das atividades

Conhecendo as tendências globais, você vai definir claramente em quais atividades você poderia atuar. Você estará de finindo onde quer chegar com seu empreendimento por meio da escolha das atividades.

2)Diagnóstico

Você vai fazer um diagnóstico completo da propriedade, por meio de um levantamento planialtimétrico, identificando os principais usos da terra e infraestrutura disponível. É fundamental também fazer um estudo sobre as classes de solos existentes, a tipologia florestal, uso atual da terra, nascentes, áreas degradadas. Com este estudo, você estará procurando recursos que contribuam com o desenvolvimento de atividades futuras.

Em regiões em que os recursos minerais são explorados, faça uma prospecção mineral expedita, para avaliar a necessidade de uma pesquisa de subsolo. Avalie, também, a qualidade das águas na propriedade, procurando, por exemplo, a existência de água mineral e sua potabilidade, visando consumo interno.

3)Definição da missão do empreendimento

A missão é que define o núcleo central do empreendimento e norteia as atividades e direciona o caminho a ser seguido para atingir os objetivos estabelecidos. Pense de forma clara e sintética sobre o que você pretende com sua empresa rural e passe a trabalhar em função desse pensamento, de forma a ter coerência nas suas ações.

4)Análise das vantagens competitivas

Você vai criar cenários que enfatizem as vantagens existentes e dar condições materiais e pessoais para desenvolver as vantagens que ainda não possui e minimizar as desvantagens.

5)Elaboração de projetos

Reúna as informações de sua propriedade e do contexto socioeconômico regional e elabore os projetos de infraestrutura geral e específica para as atividades. Os projetos devem ser os mais detalhados possíveis, de forma que na execução nada seja esquecido, evitando reformas prematuras ou alterações estruturais por mau planejamento.

6)Preparação da gestão

O sistema organizacional e administrativo deve ser estruturado paralelamente à implantação da infraestrutura. Estabeleça, para isso, setores, recursos humanos e bases comerciais, além da gestão da informação. Sua empresa deverá concentrar o seu foco na atuação em apenas uma ou, no máximo, duas atividades principais. Ao aumentar o número de atividades principais, ocorre uma divisão natural de esforços que pode criar uma condição de diminuição da capacidade produtiva, que vai acarretar uma diminuição da competência e da sustentabilidade

O material apresentado foi extraído do curso "Administração da Pequena Empresa Rural", produzido pelo CPT- Centro de Produções Técnicas, em parceria com o Professor Edson Carlos Schwambach, zootecnista de formação, sitiante por opção e cafeicultor de grande sucesso. No curso, você verá que é possível fazer com que um pequeno sítio se torne capaz de propiciar retorno financeiro compatível com o investimento e o trabalho do proprietário.

Continue acompanhando as próximas publicações:

-Foco na atividade em pequenas empresas rurais

-Como maximizar a ocupação da área agricultável em pequenas empresas rurais

-Novas tecnologias em pequenas empresas rurais

Emprego e Renda 05-08-2013 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.