Curso Liderança Gerencial - Cultural organizacional

A cultura organizacional é um conjunto de crenças, valores, objetivos e normas que norteiam o comportamento dos colaboradores.

Líderes definem suas ações levam em consideração a visão, missão e os valores organizacionais das empresas em que trabalham

A cultura organizacional é um conjunto de crenças, valores, objetivos e normas norteadoras dos comportamentos e atitudes esperados dos colaboradores no dia a dia do trabalho.

Cultura é o guia, a força e as diretrizes de uma organização. Tudo se move por meio de seus principais elementos constituintes: Missão, Visão e Valores.

Líderes respaldam as suas ações em conformidade com a visão, missão e os valores organizacionais. Sabem a importância da coerência entre o que se diz e o que fato acontece dentro da organização.

A organização deve se mover a partir de suas referências de sustentação. Os líderes sabem do impacto da cultura no desempenho da equipe e, portanto, tem forte influência na criação e propagação dela entre os membros da sua equipe.

Se as ações dentro de uma organização não estão em conformidade com o seus principais elementos constituintes, ela torna-se um barco que se movimenta à deriva, conforme o sopro de vento.

Imagine um lar onde os pais não norteiam as ações dos filhos com base em objetivos e valores socialmente aceitáveis? As crianças não cresceriam com muitos erros por falta de referências? Tal qual é uma organização!

Vejam dicas para que você possa contribuir para a construção da missão, visão e valores da sua organização. Essa construção será o guia para o seus colaboradores e todas as ações a serem realizadas. Por isso, é preciso muita clareza quanto aos seus objetivos e interesses.

Missão: É a finalidade, a razão de ser, a direção a ser seguida por uma organização. Perguntas norteadoras:

- O que deve ser feito?
- Para quem deve ser feito?
- Por que deve ser feito?
- Como deve ser feito?
- Onde deve ser feito?
- Preocupa-se com a responsabilidade social e sustentabilidade?

Visão: É o que a organização quer ser quando crescer. Sua pretensão futura para os próximos anos com prazo previamente determinado. Perguntas norteadoras:

- Em que a empresa quer se tornar?
- Qual direção seguir?
- Qual é a posição no mercado?
- Contribui para o alcance da visão empresarial?
- Os recursos investidos estão sendo aplicados adequadamente para o desenvolvimento da empresa?

Valores: São fatores que norteiam todas as ações dentro de uma organização. Representam os princípios éticos e morais. Perguntas norteadoras:

- Como os colaboradores devem ser portar individualmente?
- Como os colaboradores devem ser relacionar entre si?
- Como os colaboradores se relacionam com os clientes?
- Como a empresa trata seus clientes?
- A empresa faz negócios de forma ética?
- Como a empresa relaciona com a comunidade?
- Qual a responsabilidade da empresa frente a sociedade?
- Quais valores, crenças e princípios são importantes para a empresa fazer o que faz, para quem faz, e para a sua missão?

Este material é parte do “Curso CPT Liderança Gerencial – Como Desenvolver Habilidades em Liderança”, produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. Nele, você aprende que não há uma receita universal para a liderança, mas, sim, modelos referenciais que são importantes para nortear as ações daqueles que desejam, em sua forma de gerenciar, incluir essa importante habilidade para gerir pessoas e conduzir processos organizacionais, na busca por melhores resultados.

Continue acompanhando o curso nas publicações abaixo:

- Curso Liderança Gerencial – Compreendendo a liderança
- Curso Liderança Gerencial – Características de um líder
- Curso Liderança Gerencial – O comportamento humano


 

 

 

Emprego e Renda 14-05-2015 Cursos

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