Curso Liderança Gerencial - Características de um Líder

Para liderar é preciso ter conhecimento e experiência para guiar as equipes ao sucesso.

O líder, é aquele que assume riscos e tem facilidade para coordenar os processos de mudanças na empresa

Para liderar é preciso ter conhecimento e experiência, pois não se pode guiar equipes sem as competências necessárias para o alcance dos resultados. Como poderá um médico sugerir uma cirurgia se não conhece o processo, os riscos e os benefícios? Como poderá um engenheiro levantar um prédio se não entende de estrutura?

Porém, para liderar também é preciso ter orientação para pessoas, pois são elas as propiciadoras dos processos organizacionais. Sem uma boa capacidade para a gestão de pessoas não é possível pensar em resultados e tão pouco em excelência. Sem a eficaz gestão de pessoas não é possível exercer a liderança.

Como então podemos desenvolver habilidades para liderar?

Abaixo, encontramos uma série de características observáveis em líderes. Portanto, devemos avaliá-los em nós mesmos e desenvolvê-las constantemente. São elas:

- Aprendizagem contínua: Como força propiciadora do desenvolvimento organizacional, as lideranças estão sempre atentas e atualizadas em relação às mudanças no contexto sociopolítico, econômico e nas melhores práticas na gestão de pessoas. Com isso tornam-se imprescindíveis ao sucesso do negócio.

- Comprometimento: Revela uma relação ativa na qual o colaborador deseja dar algo de si próprio para contribuir para o bem-estar da empresa, demonstrando uma identificação com os objetivos organizacionais e desejando manter-se como membro, de modo a auxiliar e contribuir para a conquista desses objetivos. Assume riscos e tem facilidade para coordenar os processos de mudanças na empresa.

- Comunicação: Partilhar, trocar informações de forma clara, objetiva e acessível. A comunicação eficaz é condição primordial para o exercício da liderança. Sem uma boa comunicação, não se chega às pessoas.

- Percepção: Forma de interpretar a realidade a partir dos sentidos. Baseia-se na experiência pessoal, na probabilidade. Embora fuja do lógico e do racional exerce grande influência nas relações interpessoais, devendo, portanto, ser tratada com cautela.

- Relacionamento interpessoal: Forma de compartilhar a vida: sentimentos, experiências, desejos necessidades, dentre outros. Para se obter boas relações interpessoais é preciso ter autoconhecimentos e autorreflexão para agir de forma coerente em diversas situações.

- Autoridade: Para existir, precisa ser legitimada, ou seja, aceita pelas pessoas, por acreditarem que as regras, normas e os procedimentos apontados pelo líder é o certo a ser seguido. É conseguida através do respeito e da humildade das lideranças, ao contrário do poder que está ligado à coerção.

- Equilíbrio emocional: Significa o uso adequado das emoções. A sua absorção e distribuição nos diversos ambientes (trabalho, casa...) de maneira a não gerar prejuízos pessoais e interpessoais.

- Resiliência: Capacidade para absorver altos níveis de mudanças sem grandes alterações de comportamento. Manifestam proatividade, foco, flexibilidade, positividade e organização.

Este material é parte do “Curso CPT Liderança Gerencial – Como Desenvolver Habilidades em Liderança”, produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. Nele, você aprende que não há uma receita universal para a liderança, mas, sim, modelos referenciais que são importantes para nortear as ações daqueles que desejam, em sua forma de gerenciar, incluir essa importante habilidade para gerir pessoas e conduzir processos organizacionais, na busca por melhores resultados.

Continue acompanhando o curso nas publicações abaixo:

- Curso Liderança Gerencial – Compreendendo a liderança
- Curso Liderança Gerencial – O comportamento humano
- Curso Liderança Gerencial – Cultura organizacional

 

 

 

Emprego e Renda 14-05-2015 Cursos

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