Curso Liderança Gerencial - Compreendendo a liderança

Ao falar em liderança, precisamos, inicialmente, compreender que não há receita universal.

Do líder sempre se espera orientação e aprendizado

Ao falar em liderança, precisamos, inicialmente, compreender que não há receita universal. Porém, modelos referenciais existem e são importantes para nortear as ações de quem desejar, em sua forma de gerenciar, incluir essa importante habilidade para gerir pessoas e conduzir os processos organizacionais, visando aos melhores resultados estratégicos.

Sabemos que quem adotar um único modelo poderá estagnar-se, contudo, não podemos desprezar o caminho do raciocínio, descobertas e criatividade que eles nos proporcionam. Desprezá-los não seria uma atitude inteligente.

Autores em diferentes categorias investem em pesquisas para evidenciar o resultado e a eficácia dos líderes. Assim, temos diferentes teorias: Liderança situacional, educadora, transformadora, servidora, entre outras.

Liderança é a soma das habilidades conceitual, técnica e humana.

A habilidade conceitual refere-se à compreensão do funcionamento de todas as áreas da empresa, bem como aos diferentes níveis hierárquicos e organogramas.

A habilidade técnica refere-se à formação adquirida para o exercício da função através de cursos e treinamentos que geram conhecimentos e experiências práticas e específicas da área de atuação.

A habilidade humana é a capacidade de trabalhar com pessoas em harmonia, compreendendo as atitudes individuais, sabendo ouvir, observar e conduzir a equipe a um ambiente motivador que permita alcançar resultados estabelecidos para a sua área de atuação.

Do líder, sempre se espera orientação para pessoas: atraindo e retendo profissionais competentes, comprometidos, motivados e eficazes, oferecendo um ambiente de trabalho propulsor do desenvolvimento humano. É impossível passar por um líder sem se tornar melhor. E líderes sabem do peso dessas responsabilidades que lhes cabem.

Finalmente, mas sem a pretensão de esgotar o assunto, empresas necessitam de líderes porque é através deles que obterão viabilidade financeira, relacionamentos corretos e reconhecimento junto aos clientes. Isso permitirá o crescimento da organização com excelência e continuidade, em ambientes de turbulentas mudanças e constantes ameaças de mercado.

Este material é parte do “Curso CPT Liderança Gerencial – Como Desenvolver Habilidades em Liderança”, produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. Nele, você aprende que não há uma receita universal para a liderança, mas, sim, modelos referenciais que são importantes para nortear as ações daqueles que desejam, em sua forma de gerenciar, incluir essa importante habilidade para gerir pessoas e conduzir processos organizacionais, na busca por melhores resultados.

Continue acompanhando o curso nas publicações abaixo:

- Curso Liderança Gerencial – Características de um Líder
- Curso Liderança Gerencial – O comportamento humano
- Curso Liderança Gerencial – Cultura organizacional

 

 

 

 

 

Emprego e Renda 14-05-2015 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.