Terceirização de condomínios - excelente negócio imobiliário

Administrar um condomínio nada mais é que assumir a responsabilidade pelo gerenciamento dos serviços a serem prestados ao edifício, tais como fazer o rateio das despesas...

Muitos edifícios têm optado pela terceirização de sua administração, contratando imobiliárias para a gestão e resolução dos mais variados tipos de compromissos e problemas

Administrar um condomínio nada mais é que assumir a responsabilidade pelo gerenciamento dos serviços a serem prestados ao edifício, tais como fazer o rateio das despesas mensais, gerenciar as contas a pagar e a receber, monitorar a funcionalidade dos equipamentos disponibilizados aos condôminos, assessorar na gestão dos funcionários, entre outros. Por serem estas tarefas muito trabalhosas, muitos edifícios têm optado pela terceirização, contratando imobiliárias para a gestão de tais compromissos, negócio este bastante rentável inclusive.

A terceirização da administração de condomínios apresenta desenvolvimento significativo no Brasil, em razão, principalmente, da constante urbanização, já que as pessoas estão percebendo as vantagens e as comodidades de morar ou trabalhar em condomínios, visando otimizar os espaços disponíveis na área urbana e compartilhar equipamentos e funcionalidades em uma mesma edificação. Diante dessa constatação, verifica-se uma complexidade na administração destes condomínios, podendo ocorrer amplitude nas situações relacionadas na rotina diária de uma comunidade condominial.

É neste ponto que a terceirização da administração dos condomínios obtém visível destaque. Uma empresa imobiliária que possua especialidade em questões condominiais poderá solucionar, de forma eficiente e ágil, situações de natureza administrativa, legal, contábil e fiscal. Nesse contexto, as imobiliárias são nitidamente empresas que reúnem todas as características necessárias para realizar a administração de condomínios, podendo atuar com competência nesse outro segmento do mercado imobiliário (além da locação e da corretagem de imóveis). Com isso, as imobiliárias demonstram sua capacidade operacional e adquirem importância no mercado imobiliário, podendo, ainda, incorporar outra fonte de rendimentos significativos e obter sucesso empresarial.

Segundo Fernando de Magalhães Júnior, professor do Curso CPT Como Montar e Administrar uma Imobiliária, “De modo geral, pode-se resumir que o papel das imobiliárias é promover e intermediar uma negociação imobiliária, fazendo a aproximação de pessoas e obtendo soluções para seus desejos e suas necessidades, podendo ainda prestar serviços complementares específicos relacionados com o uso, a manutenção e conservação de imóveis”. Certamente que a estratégia para o sucesso na administração de condomínios deve ter embasamento no amparo legal e no cumprimento das regras e normas vigentes:

- Leis federais, estaduais e municipais; e
- Na convenção de condomínio e demais normas condominiais, por exemplo, as atas, as circulares e o regimento interno, elaborado por uma comissão e aprovado em assembleia condominial.

Tenha também certeza de que a administração de condomínios é uma tarefa complexa que envolve atividades que necessitam de um rigoroso controle de contas a pagar e a receber, não podendo ser desmerecido o acompanhamento efetivo e cotidiano da vida funcional do condomínio. E, para o sucesso dessa atividade, o trabalho deverá ser sempre desenvolvido com base em uma excepcional relação de confiança e profissionalismo entre o condomínio/síndico e a empresa administradora, o que se consegue mediante a demonstração de competência, credibilidade, ética e eficiência na prestação de serviços.

Conheça o Curso CPT Como Montar e Administrar uma Imobiliária.
Por Silvana Teixeira.

Silvania Teixeira 18-04-2016 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.