Louças, copos e talheres: como montar a mesa?

Para cada ocasião, a arrumação da mesa é diferente.

 

As normas de etiqueta à mesa são as mesmas, independente do estilo de recepção que você irá realizar. Talheres, pratos e copos deverão sempre estar dispostos à mesa de acordo com o cardápio

Para cada ocasião, a arrumação da mesa é diferente. Para um almoço, por exemplo, um serviço americano ficará muito bem. Louças rústicas e talheres modernos farão uma mesa linda. Para um jantar formal, a escolha deve ser mais cuidadosa, tanto no que diz respeito à toalha da mesa quanto aos cristais, talheres e porcelanas. Um jantar americano permitirá maiores liberdades.

Ao arrumar uma mesa, procure observar equilíbrio e simetria entre os elementos que a compõem para que se obtenha um resultado agradável. São eles:
- Forro;
- Toalha;
- Ornamentação;
- Louça;
- Copos;
- Acessórios.

Pratos e talheres

Os pratos e talheres devem ficar de 2 a 2,5 cm da borda da mesa, pois assim eles não tocam nos convidados, nem correm o risco de cair. Deve-se observar um intervalo de 45 cm entre os pratos. Esse espaço não só é destinado à colocação dos talheres, copos e guardanapos, como, permitir a livre movimentação dos convidados. O prato de pão deve ficar do lado esquerdo do prato, em frente ao guardanapo. Os garfos ficam à esquerda do prato e as facas e colheres à direita. As facas devem ter o corte voltado para o prato. Os talheres de sobremesa podem ser colocados nesta fila ou podem estar acima do prato, na seguinte disposição:
- Junto ao prato, deve ficar a faca com o corte virado para o prato e o cabo para o lado direito.
- Em seguida, o garfo, com o cabo virado para o lado esquerdo.
- Por último, a colher com o cabo voltado para a direita.

Os talheres devem ser colocados conforme a ordem dos pratos a serem servidos, de fora para dentro.

Copos

Os copos devem ser colocados na mesa obedecendo a seguinte ordem: da esquerda para a direita. O copo para água, o de vinho branco e o copo de vinho tinto. O vinho branco deve ser servido com peixes e o vinho tinto com carnes ou aves. Mas, se preferir somente um tipo de vinho, escolher o tipo rosado, que serve para peixes e carnes.

“A escolha dos vinhos é principalmente uma questão de gosto pessoal. Então, opte por aqueles de sua preferência, mas lembre-se que sua qualidade é fundamental”. Além dele, tenha outras bebidas disponíveis, procurando agradar a todos os seus convidados. Boas alternativas são cerveja (clara e escura), água mineral e refrigerantes, especialmente se houver crianças presentes.

O prato de salada, às vezes igual, ou mesmo o de sobremesa, deve ficar à esquerda. Uma taça de champanhe pode ser colocada acima dos copos, à direita. Sobre o sousplat colocar uma toalhinha para evitar ruídos. O guardanapo deve ficar à esquerda e, acima de tudo, o marcador de lugares.

É importante salientar que as normas de etiqueta à mesa são as mesmas, independente do estilo de recepção que você irá realizar, o que irá interferir na composição da mesa será o cardápio oferecido.Talheres, pratos e copos deverão sempre estar dispostos à mesa de acordo com o cardápio que você preparou.

Por Silvana Teixeira.

Abaixo, algumas reproduções que irão auxiliar você ao montar sua mesa:

Regras de etiqueta à mesa: montagem formal - Artigos Emprego e RendaRegras de etiqueta à mesa: Almoço formal - Artigos ERRegras de etiqueta à mesa: jantar formal - Artigos ERRegras de etiqueta à mesa: jantar casual - Artigos ERRegras de etiqueta à mesa: linguagem dos talheres - Artigos ERRegras de etiqueta à mesa: finalidade dos talheres - Artigos ERRegras de etiqueta à mesa: Talheres e Taças - Artigos ERRegras de etiqueta à mesa: outras formas de montar a mesa - Artigos ER

Silvania Teixeira 23-05-2016 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.