Centro de Produções Técnicas
Voltar

Louças, copos e talheres: como montar a mesa?

Louças, copos e talheres: como montar a mesa? - Artigos Emprego e Renda 

As normas de etiqueta à mesa são as mesmas, independente do estilo de recepção que você irá realizar. Talheres, pratos e copos deverão sempre estar dispostos à mesa de acordo com o cardápio

Para cada ocasião, a arrumação da mesa é diferente. Para um almoço, por exemplo, um serviço americano ficará muito bem. Louças rústicas e talheres modernos farão uma mesa linda. Para um jantar formal, a escolha deve ser mais cuidadosa, tanto no que diz respeito à toalha da mesa quanto aos cristais, talheres e porcelanas. Um jantar americano permitirá maiores liberdades.

Ao arrumar uma mesa, procure observar equilíbrio e simetria entre os elementos que a compõem para que se obtenha um resultado agradável. São eles:
- Forro;
- Toalha;
- Ornamentação;
- Louça;
- Copos;
- Acessórios.

Pratos e talheres

Os pratos e talheres devem ficar de 2 a 2,5 cm da borda da mesa, pois assim eles não tocam nos convidados, nem correm o risco de cair. Deve-se observar um intervalo de 45 cm entre os pratos. Esse espaço não só é destinado à colocação dos talheres, copos e guardanapos, como, permitir a livre movimentação dos convidados. O prato de pão deve ficar do lado esquerdo do prato, em frente ao guardanapo. Os garfos ficam à esquerda do prato e as facas e colheres à direita. As facas devem ter o corte voltado para o prato. Os talheres de sobremesa podem ser colocados nesta fila ou podem estar acima do prato, na seguinte disposição:
- Junto ao prato, deve ficar a faca com o corte virado para o prato e o cabo para o lado direito.
- Em seguida, o garfo, com o cabo virado para o lado esquerdo.
- Por último, a colher com o cabo voltado para a direita.

Os talheres devem ser colocados conforme a ordem dos pratos a serem servidos, de fora para dentro.

Copos

Os copos devem ser colocados na mesa obedecendo a seguinte ordem: da esquerda para a direita. O copo para água, o de vinho branco e o copo de vinho tinto. O vinho branco deve ser servido com peixes e o vinho tinto com carnes ou aves. Mas, se preferir somente um tipo de vinho, escolher o tipo rosado, que serve para peixes e carnes.

Segundo Valéria Vitarelli, professora do Curso CPT Como Receber em Casa, “A escolha dos vinhos é principalmente uma questão de gosto pessoal. Então, opte por aqueles de sua preferência, mas lembre-se que sua qualidade é fundamental”. Além dele, tenha outras bebidas disponíveis, procurando agradar a todos os seus convidados. Boas alternativas são cerveja (clara e escura), água mineral e refrigerantes, especialmente se houver crianças presentes.

O prato de salada, às vezes igual, ou mesmo o de sobremesa, deve ficar à esquerda. Uma taça de champanhe pode ser colocada acima dos copos, à direita. Sobre o sousplat colocar uma toalhinha para evitar ruídos. O guardanapo deve ficar à esquerda e, acima de tudo, o marcador de lugares.

É importante salientar que as normas de etiqueta à mesa são as mesmas, independente do estilo de recepção que você irá realizar, o que irá interferir na composição da mesa será o cardápio oferecido.Talheres, pratos e copos deverão sempre estar dispostos à mesa de acordo com o cardápio que você preparou.

Conheça os Cursos CPT da área Casa Prática.
Por Silvana Teixeira.

Abaixo, algumas reproduções que irão auxiliar você ao montar sua mesa:

Regras de etiqueta à mesa: montagem formal - Artigos Emprego e RendaRegras de etiqueta à mesa: Almoço formal - Artigos ERRegras de etiqueta à mesa: jantar formal - Artigos ERRegras de etiqueta à mesa: jantar casual - Artigos ERRegras de etiqueta à mesa: linguagem dos talheres - Artigos ERRegras de etiqueta à mesa: finalidade dos talheres - Artigos ERRegras de etiqueta à mesa: Talheres e Taças - Artigos ERRegras de etiqueta à mesa: outras formas de montar a mesa - Artigos ER

Você vai gostar de ler:
Curso: Como receber em casa
Receber convidados em casa pode ser mais simples do que se imagina. Os relacionamentos sociais dos dias de hoje são mais baseados na cordialidade do que no formalismo, fato que acaba incentivando a v...

Deixe seu comentário