Amigáveis e carinhosos, os animais de estimação como cães e gatos são, muitas vezes, companheiros ideais para crianças, idosos, solteiros ou mesmo para a família.Sem falar que os cães de guarda ajudam muito na segurança da casa. A decisão de adquirir um bichinho de estimação passa, muitas vezes, pela procura de alguém que possa cuidar dele em caso de enfermidade ou em alguma emergência, como uma viagem. Justamente para suprir a demanda por estes tipos de serviço que existem as lojas especializadas em animais os pet shops.
Para investir neste promissor ramo de negócio, o empreendedor precisa ter conhecimentos de veterinária ou contar com um profissional da área para atender aos animais.
Mercado
Para entrar no ramo é de extrema importância conhecer bem três segmentos fundamentais para qualquer negócio.
Localização
Saber escolher um local adequado é o primeiro passo para quem deseja montar uma pet shop. Depois de determinado o seu público alvo, a localização é muito importante para o sucesso de seu empreendimento.
Se for possível, escolha um local com fácil estacionamento ou estacionamento próprio, com certa tranqüilidade e que seja sempre de fácil acesso.
Instalações e equipamentos
As instalações de um pet shop devem ser compostas por três ambientes distintos, além da área de comercialização.
Confira no quadro abaixo alguns equipamentos necessários para compor um pet shop:
Equipamentos |
Material de tosa, mesa e estufa para esterilização |
Banheira pequena |
Esguicho de água quente |
Mesa para pentear e secar |
Tanque secador |
Além de equipamentos como balcões, prateleiras, estrados e máquinas registradora |
Pessoal
Para iniciar o negócio é preciso contratar, ao menos, dois funcionários. Um responsável por atender a clientela e outro para cuidar do banho e tosa. Caso o empreendedor opte por oferecer serviços veterinários, hotel ou dog sister irá precisar de um número maior de colaboradores.
O quadro de funcionários deve ser muito bem treinado, pois esse ramo presta serviços muito semelhantes e, com isso, o grande diferencial se torna a primazia do atendimento. Capacite sempre seus colaboradores para que o seu serviço seja sempre referencial.
A presença do proprietário é sempre muito importante para o sucesso dos negócios, portanto acompanhe sempre de perto o seu empreendimento, atendendo sempre com bom humor e demonstração de amor naquilo que faz. O estabelecimento deve ser sempre um local limpo e higiênico, por isso esteja sempre atento aos uniformes dos funcionários. Ao determinar horários de banho e tosa, acompanhe sempre a operação para que os seus clientes nunca precisem ficar esperando. Cumpra sempre os horários combinados.
Marketing
Cuidado! Marketing não significa necessariamente propaganda. A propaganda é apenas uma das diversas ferramentas de marketing. Podemos dizer que o marketing engloba ações que visam 4 pontos básicos, os chamados 4 Ps:
Estes 4 Ps servem para nortear as decisões e as ações de marketing a serem tomadas por uma empresa.
Comercialização
Quanto cobrar pelos produtos oferecidos e pelos serviços prestados é um ponto crucial do empreendimento. Para se calcular o preço a ser cobrado, o primeiro passo é saber o Custo da Mercadoria Vendida (CMV). Para tanto, soma-se o custo de aquisição da mercadoria, os custos fixos e o custo da mão de obra direta
O segundo passo é a determinação do Índice de Comercialização (IC), que é composto pelos principais impostos (COFINS, PIS, ICMS) e as despesas de divulgação (em torno de 5%). Considerando uma Microempresa, que opta por recolher o Imposto de Renda segundo o regime do SIMPLES (PIS e COFINS juntamente com o IRPJ), que tenha um faturamento mensal de até R$60 mil, o IC é igual ao valor do ICMS (17%) + 5% das despesas, ou seja, temos um IC de 22%.
O terceiro passo é determinar a Margem de Lucro (ML) que o empreendedor deseja aplicar. Ela deve ser determinada levando-se em consideração a política de vendas da empresa e os preços praticados no mercado. Para o nosso exemplo, vamos considerar uma ML de 20% para todos os produtos (também podem ser aplicadas diferentes margens para os diversos produtos).
O quarto passo é a determinação da Taxa de Marcação (TM), que é calculada seguindo a fórmula:
TM = [100-(IC+ML)]
100
Para obter o preço unitário basta dividir o valor total pago pela mercadoria pelo total de produtos comprados para o estoque inicial
Estratégias de sucesso: diversidade de produtos e serviços
Em um negócio cujo público alvo (pessoas de classe média, média alta e alta) muitas vezes se vê disposto a pagar por sofisticação, qualidade, diversificação e comodidade, o empreendedor precisa ficar atento e acompanhar as tendências e as novidades do mercado, cuidar bem do atendimento e procurar satisfazer a demanda de seus clientes, oferecendo diversidade de produtos e serviços.
São várias as opções de produtos especiais para cães e gatos existentes hoje no mercado, tais como roupinhas para cada estação do ano, de clubes de futebol, perfumes, jóias, rações especiais (para cada raça e idade do animal) e até mesmo chocolates. E as indústrias não param de apresentar mais e mais novidades, embaladas pelo crescimento do setor.
Oferecer diversidade é uma boa forma de se destacar no mercado, mas é necessário atenção a um ponto: para acompanhar as novidades e lançamentos do mercado, atualizando a oferta de produtos de acordo com a demanda de seus clientes, não é aconselhável investir muito em estoque, ou pode-se correr o risco de ter algumas mercadorias encalhadas.
Além dos produtos especializados, não param de surgir novos serviços que podem ser oferecidos por uma pet shop. Alguns já consagrados no mercado são: banho e tosa, serviços veterinários, transporte, hospedagem e atendimento em domicílio. Uma dica para diferenciar-se da concorrência é prestar muita atenção nos clientes e nas suas necessidades. Desta observação, muitas vezes surge a idéia de um serviço novo, exclusivo, que poderá ser muito lucrativo, principalmente para o primeiro que lançá-lo no mercado.
Vídeo sobre como montar um pet shop:
Gostei muito
Olá, Bruna! Agradecemos pela visita e comentário em nosso site. Atte.
ADOREEEEIII!!!! ÓTIMAS DICAS... MEU SONHO EM T
Olá, Isabelly! Agradecemos pela visita e comentário em nosso site. Atenciosamente,
adorei! estou pensando em monatar o meu pet shop
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Parabéns pelo artigo, excelente para quem quer começar!
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