Segurança em Propriedades Rurais

  O mundo moderno oferece inúmeras vantagens à sociedade, porém, nos traz um enorme desconforto. A violência cresce a cada dia. O meio rural, que já

 

O mundo moderno oferece inúmeras vantagens à sociedade, porém, nos traz um enorme desconforto. A violência cresce a cada dia. O meio rural, que já foi sinônimo de paz e tranqüilidade, hoje, também, vive às voltas com a falta de segurança. Os altos índices de criminalidade assustam e ameaçam desde os empregados até os patrões e suas famílias, enfim, os que vivem no campo e os que a ele se dirigem eventualmente.

Essa população fica exposta a perigos que vão desde pequenos furtos até seqüestros e assassinatos. Um dos motivos que levam a essa situação é a mecanização da lavoura, pois, a aplicação de tecnologia nas plantações e criações são feitas também por meio de equipamentos de alto valor comercial.

Em meio a essa situação, é preciso que a população rural tenha consciência da importância do uso dos meios de segurança, que vão desde um cercado adequado até a utilização de meios modernos de proteção. Além de disso, é preciso tomar medidas de precaução, como o comportamento nas estradas e a contratação e administração dos funcionários.


Segurança


Segurança da área:
cercar bem a área que delimita a sua propriedade é o primeiro passo a ser tomado pelo proprietário rural. Eliminar o maior número de acessos à propriedade e dificultar o máximo possível a entrada dentro de suas terras são os primeiros fatores de desestimulo para invasões. Mantendo uma única porteira de entrada fica mais fácil controlar a entrada e saída de pessoas e, se possível, conserve uma casa nas proximidades da entrada. Essa casa deve permitir que um ou mais funcionários tenham uma boa visão do loca e deve também ser equipada com um bom equipamento de comunicação para o aviso de qualquer perigo ou ameaça.

A cerca usada para a proteção da entrada da propriedade deve ser feita com material de boa qualidade e difícil violação. Atualmente, existem diversos tipos de materiais de cercadura, mas o mais usado é o concreto, conhecidos como palito. As vantagens desses mourões são a maior durabilidade, por não estarem sujeitos a ação de fungos e insetos. Devido a cor clara, têm melhor visibilidade; por terem tamanhos e dimensões uniformes proporcionam melhor aspecto físico ao local. Não incendeiam, podem ser encontrados facilmente no mercado dentre outros benefícios. Os arames entre os mourões devem ser colocados em grande quantidade para dificultar a violação, por isso, escolha os de melhor qualidade e boa resistência.

Outra possibilidade é a construção de cercas vivas. As cercas vivas possuem a vantagem de serem resistente aos animais, dispensarem podas, possuir vida útil superior a 100 anos e resistente ao fogo.

Outro modelo que vem ganhando muito espaço é a cerca eletrônica, pois vem se mostrando eficaz na proteção de propriedades. A cerca eletrônica tem melhor desempenho quando o comprimento do arame da cerca for menor do que 30% da capacidade do eletrificador, o que preserva sua eficiência.     

A proteção eletrônica é mais um benefício do desenvolvimento tecnológico. No caso de propriedade rural os aparelhos mais recomendáveis são os alarmes e circuitos fechados de TV que devem ser instalados em pontos estratégicos.

 

 


Segurança residencial

Protegida a área da propriedade, é preciso cuidar da segurança da residência. A casa de permanência da família deve ser construída em local de melhor visibilidade, de preferência no alto, para que, em caso de perigo, seja possível fugir ou defender-se melhor. Se possível, construa um esconderijo na residência para que sirva de abrigo até que cesse o perigo.
A casa deve ser cercada por muro ou grade, de altura suficiente para impedir a entrada de invasores, com uma única entrada, a certa distância da casa para que o eventual estranho precise se expor até chegar a casa. Recomenda-se a instalação sistema de alarme e circuito interno de TV.

Portas

Sólidas em sua estrutura. De preferência com sistema de corrente que possibilite a abertura apenas por dentro.

Fechaduras

Reforçadas e com sistema de segurança.

Janelas

Devem ser protegidas por grades ou telas e possuir cadeados ou trancas internas.

 

Evite plantar árvores e arbustos nos arredores da casa para não ocultar ninguém. Além disso, o quintal deve ser bem iluminado. No quintal, não deixe materiais, como escada que possam facilitar a subida. Nunca deixe aviso de que não está em casa e instale equipamentos do tipo timer, capaz de acender e apagar as luzes em diversos cômodos, porém, durante o dia, não deixe lâmpadas acessas, pois isso evidencia que você não está.

 

 


Segurança Familiar

Para a segurança da família, comece adotando postura preventiva. Evite andar com jóias, roupas e adereços que despertem atenção sobre as posses. Esteja sempre atento a veículos ou pessoas estranhas nos arredores, como veículos andando muito devagar ou aparentando defeito por muito tempo. Quando estiver chegando ou saindo da propriedade observe sempre ao redor. Veja se não há nenhuma ação suspeita e qualquer movimento estranho chame a polícia.

Combine com os vizinhos atitudes de comunicação para caso de perigo ou atitude suspeita.
Acompanhe no quadro abaixo como se comportar em algumas situações.

Cavalgadas e caminhadas

Não passe sempre pelo mesmo caminho.
Evite locais isolados ou vá acompanhado.
Evite sair pela noite.
Durante o caminho, ande no centro das estradas.

Cuidados com os filhos

Não deixe os filhos menores sozinhos.
Leve-os e busque-os do colégio.
Não mantenha horários de rotina.
Explique a necessidade desses cuidados.
Ensine aos filhos não aceitarem carona de estranhos.

Plano de Segurança Familiar

Seja sempre atento ao ambiente familiar.
Conheça os perigos mais próximos e a melhor maneira de neutralizá-lo.
Formule um plano de ação em caso de perigo. Como agir antes, durante e depois do perigo.


Segurança Patrimonial

Proteção de veículos, maquinários e produtos

Guarde-os em locais discretos.
Tudo deve estar guardado em local correto e utensílios como foices e pás devem ser chaveados.

Segurança do rebanho

Não deixe o rebanho em pastos próximos a estradas movimentadas, pois isso pode despertar a atenção dos criminosos.

Atenção com os visitantes

Fique sempre atento aos que se dizem compradores ou vendedores. Nunca forneça informações de rotina ou patrimoniais a estranhos.

Cuidados com bens de valor

Evite guardar quantidade de dinheiro ou objetos de muito valor em sua propriedade.

Contratação de empresas de segurança privada

Essa pode ser uma excelente opção desde que feita de forma cautelosa. Tenha certeza de que a empresa contratada e idônea.

 

 


Cuidados gerais


Mesmo no dia-a-dia mantenha os cuidados com a segurança. A rotina pode ser um aliado perigoso, pois facilita a ação de criminosos que, por ventura, possam estar observando a propriedade.

Cuidados que podem parecer simples são eficientes medidas de preocupação. Evitar comentar suas posses com desconhecidos e empregados e integrar-se ao ambiente, agindo sempre de forma natural e sem ostentações é uma ótima medida de segurança.

Ao fazer ou receber pagamentos nunca os faça na propriedade. Dê preferência à cidade e, se possível, por meio de uma agência bancária. Os compromissos, se possível, devem ser marcados pessoalmente para evitar ciladas.

Seja extremamente rigoroso ao contratar caseiros e pessoas que se estabelecem continuamente na propriedade. Evite ao máximo as demissões freqüentes, pois dessa forma o risco pode ser maior. A contratação correta dos funcionários é um dos principais pontos para a segurança dentro da propriedade.

Também nos momentos de lazer é preciso estar atento e tomar algumas medidas de precaução. Não caminhar, cavalgar, pescar ou nadar desacompanhado. Nas festas, adote sempre medidas de cautela e prevenção.
Passar despercebido, evitar rotinas e ser atento e vigilante são medidas que podem evitar seqüestro.

 

 

 

Emprego e Renda 29-02-2012 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.